Notícias

Após 1ª vitória, Raphael Santos exalta competitividade na Escola 600cc

Raphael Santos (#65) chegou à primeira vitória no SuperBike Brasil. O piloto da Dezeró Racing, que participa de uma temporada desde o início a partir deste ano, define como “muito gratificante” subir ao lugar mais alto do pódio pelo fato de que coroa o trabalho de toda a etapa, a começar desde os treinos livres, às sextas-feiras.

Há pouco mais de um ano na motovelocidade, Santos ainda não tem muitas experiências nas pistas, mas ressalta que uma queda no período que andava na rua o fez migrar em definitivo. Hoje na SuperSport Escola do SBK Brasil, o #65 exalta o bom nível da categoria e a competitividade para evoluir ainda mais rápido.

“A sensação é maravilhosa, é muito gratificante, porque a gente sabe que é um trabalho conquistado ao longo da etapa inteira. Começa desde a sexta-feira, passa pelo sábado, com os treinos classificatórios, e se encerra no domingo, com a corrida. Então é muito gostoso saber que a etapa inteira deu certo e o fechamento veio com uma vitória”, afirma.

Depois de um segundo lugar na etapa de estreia da temporada, Raphael teve uma queda na 2ª etapa e não pontuou. Apesar de se redimir com vitória e ponto extra por largar na pole no dia 26 de maio, o piloto acha que dá para ser ainda melhor e, quem sabe, terminar com o título no fim do ano.

“Eu não estou muito feliz (com o meu desempenho), porque tive uma queda na segunda etapa, logo na primeira curva. Pensando em campeonato, eu zerei e os competidores estão em um nível bem bom, o pessoal está andando bem. Então zerar fica complicado para correr atrás. Mas estou confiante, acho que vamos acertar a mão. Acredito que eu tenha chance, sim, de brigar pelo título”, conta.

“O Alex (Penholato) anda muito bem, o Vitor (Simões) anda muito bem, mas acho que está parelho, a disputa está bem sadia. E isso, com certeza, ajuda e muito a evoluir na pista, porque o pessoal vai te ‘empurrando’. Então você não pode baixar o ritmo porque eles estão sempre ali, disputando com você, curva a curva”, acrescenta.

Até o momento, o #65 está na terceira colocação na classificação geral da SuperSport Escola, com 46 pontos. Penholato (#83) lidera com 65 e Vitor Simões (#598) vem na sequência, com 51.

Como ainda vive as primeiras experiências no esporte, Raphael Santos irá conhecer a pista de Goiânia, palco da 4ª etapa do SuperBike Brasil, a partir do dia 12 de julho. A novidade empolga o piloto, que acha que pode se dar bem por lá.

“As expectativas são as melhores possíveis, eu só ouvi falar bem de lá. Dizem que é um autódromo muito rápido, e eu gosto de curva rápida, de um circuito mais rápido. Eu não me dou muito bem em um circuito mais travado e, por mais que Interlagos seja bem rápido, ele tem uma parte bem travada, que é onde é meu ponto fraco. Estou bastante ansioso”, finaliza.

Pilotos e equipes se preparam para a 4ª etapa do SBK Brasil, que será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, no dia 14 de julho. Garanta seu ingresso antecipado pelo site da Ticket Fácil e acompanhe todas as emoções.

Foto: Geraldo Carvalho