Informações para Pilotos

Se você tem o sonho de acelerar forte nas pistas e ainda não deu o primeiro passo, venha estrear no SuperBike Brasil. 

Apresentamos diversas categorias para que você possa se encaixar. Indo de categorias de formação, como a Honda Jr. Cup, destinada para crianças e jovens entre 9 e 16 anos, passando por categorias para pilotos amadores, categorias monomarca, categorias de baixo custo de participação, até categorias para pilotos mais profissionais, como a SuperBike 1.000cc, todas elas são pensadas para que você consiga acelerar no lugar certo: na pista.  

O passo a passo para começar é mais simples do que você imagina e vamos listar a seguir.

Agora, caso você já seja piloto do SuperBike, se tiver alguma dúvida sobre nossos regulamentos técnicos ou como selecionar sua categoria correta, basta entrar em contato. Em nosso site você encontra todos os regulamentos, fichas, termos e contratos de participação.

Primeira marcha: Curso de pilotagem

Nós prezamos pela segurança de nossos pilotos acima de qualquer coisa. Sabemos que andar nas pistas é muito mais seguro do que andar nas ruas, mas ainda sim é preciso de preparo e apuro para que acidentes sejam minimizados enquanto você acelera. 

Para que possamos nos manter mais seguros, o primeiro passo de pilotagem é fazer um curso profissionalizante. Indicamos o MotoSchool para essa aprendizagem. Para mais informações, acesse o site http://www.motoschool.com.br/site/.

Segunda marcha: As categorias

Agora que você já tem mais noção e dinâmica das pistas, é preciso escolher qual será a categoria que você irá competir. Para tal, é preciso que você responda algumas perguntas: 

– Já tenho moto?
– Qual modelo e cilindrada?
– Posso transformá-la para a pista de forma simples, ou posso comprar uma moto com desconto diretamente das fábricas parceiras do SuperBike Brasil?
– Tenho experiência em pilotagem? A categoria estará ligada diretamente a sua experiência.
– Quais recursos estou disposto a gastar? Categorias de maior cilindrada tem valores de inscrição maiores e pneus mais caros.

Veja um resumo das Categorias 2019:
– SuperBike 1.000cc: Profissional, Extreme, Evolution, Master, Light e SuperStock;
– SuperSport 600cc: Profissional, Extreme e Stock 600;
– Yamalube R3 Cup;
– Copa Honda CBR 500R e Honda Junior Cup;
– SuperBike e SuperSport Escola.

Para saber mais detalhes sobre cada uma delas visite o menu Categorias.

Acelerando: Inscrições

Com tudo pronto, acesse nossa página de inscrições, onde você poderá checar os valores para participar de cada categoria e os pacotes disponíveis. 

Existem diversas promoções, fique atento. Um exemplo é a primeira participação gratuita para algumas categorias.

Além disso, se você precisa de ajuda com sua moto, oferecemos alguns modelos com valores abaixo das tabelas de mercado. 

Entre em contato e saiba quais as regras e condições para adquiri-las.

Segurança

A segurança de nossos pilotos e público é algo primordial para a dinâmica do SuperBike Brasil. Por isso, fazemos o possível para minimizar riscos e diminuir o paradigma voltado para a relação entre perigo e pistas de motovelocidade. 

Afinal, por que as pistas são mais seguras que as ruas? Dentro dos circuitos você não encontrará carros e caminhões dividindo o mesmo espaço, não existem cruzamentos, buracos e surpresas. As curvas têm área de escape em caso de queda. Você anda monitorado por um batalhão de pessoas que vão desde o diretor de prova, até os fiscais de pista. Se necessário, médicos estão de prontidão dentro do circuito.

Qual o propósito? Existem várias categorias nas quais a principal ideia é a diversão, o entretenimento, a prática esportiva, a construção de novas amizades, nas quais ninguém tem obrigação nenhuma de resultado e a prioridade é a segurança.

Os participantes dessas classes costumam comparar a brincarem em um kartódromo. “É como ir brincar em um Kart indoor, só que bem mais divertido e organizado. Cada um anda no seu nível e como se sente bem”, declarou um piloto da SuperBike Light.

Visibilidade e estrelato

Todas as corridas do SuperBike Brasil  são transmitidas ao vivo pelo site e nosso canal do Youtube. Além disso, após as etapas, as imagens são disponibilizadas para que possam ser compartilhadas. 

Estamos sempre com pautas quentes liberadas em grandes portais de notícias, existindo também o SuperBike News, um resumo de cada etapa onde os 5 primeiros pilotos de cada categoria têm seus nomes espalhados para todas as revistas do segmento e sites a cada prova, além de releases disparados para a imprensa em geral diariamente durante o evento.

Atividades de pista

Durante o período do evento, todas as categorias têm cerca de  3 dias de atividades de pista, recheadas de diversão, conexões e entretenimento: 

Na sexta-feira antes do evento principal, acontecem os treinos livres para as categorias;

No sábado, temos os treinos classificatórios para a corrida;

No domingo é o dia em que temos os  warm-ups e a corrida principal por categoria.

As sessões de pista são diárias e, diferente de track days, oferecem uma experiência única. A atmosfera de estar em um evento com sessões pré-definidas para cada categoria, todas cronometradas com resultados que serão publicados no término de cada sessão, entregam uma sensação única de pertencimento aos pilotos. 

Acesso ao evento

Todos inscritos recebem credenciais pessoais e para a sua equipe, as quais já estão no valor da inscrição. Além de dois passes para veículos.

Premiações

Os primeiros 5 colocados de cada categoria e subcategorias sobem no pódio ao término de cada corrida e recebem seu troféu,  tendo um espaço livre para comemoração e comoção junto à uma arquibancada e paddock cheios de fãs. 

Sua Moto Pronta – Vistoria e Regulamento

Cada categoria tem suas regras sobre preparação. Algumas permitem certos acessórios e outras não. Para saber detalhes, consulte o regulamento técnico da sua categoria.

A padronização por categoria e que deve ser respeitada são as adequações de segurança. Sem elas, ninguém pode entrar na pista. Entretanto, elas são fáceis e baratas, veja:

– Tirar o líquido de refrigeração do radiador (trocar por água);
– Fazer seu numeral em adesivo em fornecedor credenciado (com toda comodidade);
– Lacrar seu bujão de óleo e tampa (um procedimento simples e importante mesmo para uso urbano);
– Instalar o limitador de esterço no guidão;
– Spoiler fechado (parte de baixo da carenagem deve ser fechada a fim de conter vazamentos);
– Sugerimos que os serviços técnicos sejam feitos por um mecânico capacitado.

Para esclarecer mais dúvidas, consulte-nos e venha para o SuperBike Brasil!