Notícias

Campeão em 2019, Guto Figueiredo vê ”desafio gigantesco” para se manter no topo

O atual campeão do SuperBike Brasil na categoria STK 1000, Guto Figueiredo está bastante otimista para defender seu título na temporada 2020. Com um novo patrocinador e se vendo mais forte, ele se sente confiante para ser competitivo desde o início do ano.

Campeão goiano em 2014 nas categorias Light e Master, vice-campeão brasileiro na categoria Light em 2015 e 2016 e campeão brasileiro de STK 1000 em 2019, Guto continua sonhando alto apesar de manter os pés no chão.

“A meta é ser humilde como sempre”, disse.

“Mas estar entre os cinco primeiros do Brasil já é uma conquista. O alvo é sempre focar para estar mais competitivo dentro das pistas.”

“Realmente é um desafio gigantesco. A força de vontade e a determinação precisam estar à frente de tudo, caso contrário você jamais atingirá seus sonhos, seja no esporte ou em qualquer outra atividade. Sabemos que não é um segredo para ninguém, mas a honestidade acima de tudo abre portas, as coisas fluem e tudo se encaixa.”

Mesmo com o sucesso do último ano, Guto não dá nada por garantido neste ano e planeja muito trabalho para seguir veloz nesta temporada.

“Além de toda a preparação física que já fazia parte da minha rotina diária, comecei a olhar também para o lado psicológico, algo que realmente tem muita importância e talvez poucos tenham conhecimento”, seguiu.

“Desde 2019, venho sendo assistido por um time de psicólogos especializados em psicologia esportiva para atletas de alto rendimento com ênfase também em neurociência aplicada ao esporte. Tenho obtidos resultados surpreendentes.”

“Acredito que o maior aprendizado, não só para mim, mas para várias outras pessoas, é que tudo é possível, você só precisa acreditar em seus sonhos. Continuo me sentindo competitivo, pronto para encarar um novo desafio. Este ano completo 49 anos, não sou tão jovem assim, mas a idade não será um limitador, na temporada passada disputei o campeonato com jovens de 25 anos.”

Por fim, para este ano o piloto disse que já está preparado e tanto dentro quanto fora da pista. Guto pretende lançar ainda neste ano linha de roupas com seu mais novo patrocinador. “Para a preparação física incluímos a bike (MTB – Mountain Bike) e um novo patrocinador, a BC Ciclismo está nos apoiando nesse trabalho. Logo mais nesta temporada lançaremos a minha marca para vestuário.”

“Vamos trabalhar mais com o objetivo do bicampeonato, sabemos que nada é fácil, mas faz parte do desafio. É isso o que me move.”