Notícias

Corrida da R3 Cup tem nível de segurança alto devido absorção de barreiras de ar

Por conta de todas as variações climáticas no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), a corrida da 5ª etapa do SuperBike Brasil da Yamalube R3 Cup, realizada em 1º de setembro, contou com um número de quedas bem maior que o comum para a categoria.

Apesar disso, a organização do SBK Brasil registrou apenas um tombo que terminou em fratura (de ombro). Todas as outras quedas da prova puderam ser absorvidas pelas barreiras de ar. O caso mais marcante foi o de Bruno Cesar Borges (#51), da Motonil Motors. O piloto saiu ileso e pôde gravar um depoimento logo após se levantar.

“Infelizmente, acontecem tombos. A pista está com uma condição muito difícil. Graças às barreiras e ao trabalho que o SBK vem fazendo ultimamente, saio bem. É uma curva muito rápida, se não fosse isso (barreiras) iria me machucar muito. Quero parabenizar toda a equipe do SBK, graças a Deus estou aqui para fazer esse vídeo, acontece”, pontuou o atleta.

Vale lembrar que o fim de semana de disputas começou com treinos livres debaixo de sol, na sexta-feira. No sábado, a maior parte das atividades contou com o mesmo cenário. Na parte final da tarde, no entanto, o clima no local virou, e uma chuva acompanhada de fortes ventos encerrou os classificatórios antes do previsto.

Como uma longa chuva caiu no autódromo no domingo, os pilotos, que só haviam treinado no seco, praticamente não tiveram a oportunidade, por falta de tempo, de treinar sob condição de pista molhada Até por isso, a direção de prova preferiu cancelar as baterias da SBK Evolution e categoria Escola, formadas por motos 1000cc.

Além da presença maciça de barreiras de ar — ao todo, foram mais de 600 metros lineares, instalados nas cinco curvas que não contavam com área de escape em profusão –, outras medidas de segurança foram novamente colocadas em prática na 5ª etapa da temporada.

São elas: avaliação psicológica; vistoria com registro fotográfico de motos e equipamentos, e vistoria de boxes; exame clínico; teste de conhecimento teórico; briefings; e presença do diretor de provas da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) Nicolás Tortone.

O SuperBike Brasil agora se prepara para a 6ª etapa da temporada. O evento será realizado no Autódromo de Goiânia, no dia 22 de setembro, a partir das 9h (de Brasília).

Foto: Sampafotos