Notícias

Junior Cup: realizando sonhos desde 2013

A categoria Honda Junior Cup nasceu em 2013 e desde então vem descobrindo talentos na motovelocidade brasileira. Destinada a jovens entre 8 a 16 anos, a categoria já revelou nomes como o piloto Lucas Torres, campeão em 2013, na época com apenas 13 anos de idade. “A Junior Cup foi o meu primeiro contato com a motovelocidade e com uma pista de corrida, acabei tendo um ótimo desenvolvimento na categoria e cheguei a participar de competições internacionais onde desenvolvi muito minha pilotagem”, comentou o piloto que se programa para retornar na temporada 2020 do SBK em uma nova categoria.

Com o objetivo principal de ensinar conceitos e técnicas de pilotagem, a Junior Cup também auxilia no controle de emoções, medos e inseguranças introduzindo-os ao esporte de maneira responsável e segura. A seletiva é um primeiro contato para muitos jovens e este é o exemplo de João Teixeira (#14), de 9 anos, que participou da seletiva em 2018 e hoje é o atual campeão da categoria. O jovem piloto diz ter conseguido muitas oportunidades participando do campeonato, que serviu como porta de entrada para o esporte, que até então era apenas um sonho. “Com a apresentação da Junior Cup consegui patrocinadores e apoiadores, além de ter aprendido muito sobre pilotagem com as aulas teóricas antes e depois dos treinos de pista”, conta o piloto mirim de apenas 1,36m de altura.

As motos usadas nos treinos e nas corridas são a Honda CG160 Titan, preparadas e transformadas para a pista, com pedaleiras, câmbios e guidões adaptados ao tamanho de cada piloto, além de carenagem adequada para circuitos. A preparação e manutenção das motos são feitas pela própria organização e contam com profissionais gabaritados e empenhados, garantindo assim a igualdade para todos os participantes. Mas vale lembrar o que o atual campeão #14 disse, que o que vale mesmo é “Não ter medo, sempre dar o seu melhor e o mais importante, se divertir”.

Cada participante tem acesso a um pacote completo que contempla toda estrutura de box, moto, instrutor, mecânico e assessoria da organização do SuperBike em comunicação. O instrutor da Honda Junior Cup em 2019 contou para nós as vantagens de inscrever as crianças no esporte. “A motovelocidade é um esporte que só traz benefícios porque requer muita disciplina, o que cria um senso de responsabilidade muito grande. Emocionalmente envolve também muita coisa, como, por exemplo o momento da largada que envolve muita adrenalina, o que te obriga a ter um controle emocional grande”.

A história do Lucas e do João é inspiradora, prova que o sonho de se tornar piloto de motovelocidade é possível, ainda que exija muita dedicação e treinamento. Para quem deseja ingressar no mundo da motovelocidade, no dia 23 de fevereiro acontece a seletiva da Junior Cup, oportunidade para os interessados conhecerem a categoria e se prepararem para a 1ª etapa que acontecerá em março. Quer saber mais da seletiva? Veja aqui como se inscrever para a seletiva Junior Cup 2020.