Notícias

Prova da categoria SBK que estava sub judice tem resultado final publicado

O júri de prova do SuperBike Brasil chegou a uma resolução após a prova da categoria principal realizada na 6ª etapa da temporada ter sido colocada sub judice. O resultado precisou ser revisto depois que foram protocolados recursos e protestos de mais de uma equipe, questionando qual seria a volta válida para o final da prova – que precisou ser interrompida antes das 14 previstas.

O resultado foi revisto em uma reunião nesta terça-feira (24) e considerou como válida a classificação após nove voltas. Sendo assim, a ordem dos pilotos ficou: Eric Granado (1º), Alex Barros (2º), Danilo Lewis (3º), Maximiliano Gerardo (4º) e Pedro Sampaio (5º).

Entenda:

A prova da categoria madrinha teve seu resultado colocado sub judice após a mesma ter sido interrompida em razão de um acidente na décima volta envolvendo o piloto Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors. O uruguaio sofreu uma queda e se chocou fortemente contra a barreira de ar. Embora ele tenha saído ileso, o acidente danificou por completo duas barreiras de proteção. Isso motivou a direção de prova a encerrar a corrida após entender que a continuidade da disputa seria um risco demasiado. Com a sinalização da bandeira vermelha, os pilotos retornaram aos boxes antes de completarem a décima volta.

Em razão da impossibilidade de substituir as barreiras em tempo hábil e ponderando também que a mesma contava transmissão ao vivo da RedeTV!, a corrida foi dada por encerrada. No entanto, houve dúvida sobre qual volta seria considerada a final. Inicialmente, parte do corpo técnico entendeu que o resultado teria sido o da oitava volta. Após checagem detalhada das imagens e cronometragem, verificou-se que os pilotos haviam completado a nona volta. Sendo assim, o resultado foi alterado.

Vale destacar que o regulamento prevê o resultado da última volta completa em caso de interrupção antes do término da corrida.

O SuperBike Brasil retorna no dia 20 de outubro, com a 7ª etapa da temporada, que será realizada novamente no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

Foto: Sampafotos