Notícias

Psicólogo detalha procedimentos de avaliação para pilotos do SuperBike Brasil

De maneira pioneira, o SuperBike Brasil – principal campeonato de motovelocidade do país – implementou no ano passado uma avaliação psicológica obrigatória para todos os seus competidores. A medida visa aumentar a segurança do esporte.

Aspectos psicológicos e neuropsicológicos são avaliados pelo psicólogo oficial do campeonato, Dr. Gabriel Okawa Belizário, juntamente com a Dra. Larissa Gebara. Formado em Psicologia e Neurociências pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, e doutorando e pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ele destaca que seu trabalho não consiste em apenas conceder o aval aos pilotos para a participação do campeonato, mas também em estar presente nas provas os orientando.

“Oferecemos um suporte psicológico para estes pilotos em todas as etapas, na sexta, no sábado e no domingo”, afirmou.

“Sempre estou à disposição para conversar e para tirar tensões da cabeça dos pilotos enquanto eles correm. Nós fazemos uma avaliação por ano apenas, mas estou sempre disponível. Costumo ir aos boxes antes das corridas para ver se está tudo certo. Muitas vezes o pessoal vem bater papo querendo ajuda. Falam: ‘me sinto mais distraído hoje’, ou ‘fui mal hoje, o que você acha?’. Então, sempre os oriento com a finalidade ajuda-los a estarem mais focados.”

O psicólogo também detalhou como são os testes que aplica para permitir que um piloto participe das etapas.

“O que a gente faz é uma avaliação, uma bateria de exames psicológicos completos”, contou.

“Faço uma entrevista clínica usando algumas ferramentas de diagnóstico – para ver se a pessoa tem alguma depressão ou ansiedade – e depois fazemos uma bateria de testes para entender qual a personalidade, o temperamento, o nível do foco e o nível de impulsividade da pessoa.”

“Em 2019 fizemos um trabalho intenso com os pilotos da temporada, e em 2020 seguiremos e todos os novos pilotos terão que passar por esta avaliação também. Desta forma, somamos muito ao trabalho de segurança que vem sendo implementado pela organização do campeonato”, finalizou.

A iniciativa do SuperBike ainda prevê a presença de outros profissionais para a realização de palestras e treinamentos na sequência do trabalho. Em alguns casos, mesmo para pilotos que forem aprovados nos exames, pode ser recomendado o trabalho de competências mentais.