Notícias

SBK Brasil comemora resultados de segurança em etapa de Curitiba

A organização do SuperBike Brasil comemora os resultados de segurança da 5ª etapa da temporada 2019, realizada no Autódromo de Curitiba (PR). Com quase 200 pilotos participantes, o evento teve índices baixíssimos de acidentes, quando comparado a dados estatísticos internacionais das competições mais seguras.

Ao final de três dias oficias de disputas, o SBK Brasil registrou apenas duas quedas que terminaram em fraturas, uma de ombro e outra de braço, em um autódromo considerado rápido e habitualmente de muitas quedas. Para a modalidade e levando em conta os índices do esporte, é um resultado muito expressivo e positivo. Ainda assim, o SBK estima melhoras e pronta recuperação aos dois pilotos lesionados.

Dentre outros fatores, a segurança da etapa se deu pela presença maciça de barreiras de ar, que absorveram ao menos outras oito quedas e permitiram que os atletas saíssem ilesos. Ao todo, foram mais de 600 metros lineares de barreiras de ar, instaladas nas cinco curvas que não contam com área de escape em profusão.

“Não tivemos nenhum acidente com complicações importantes. Nos acidentes em pontos mais críticos, as barreiras de ar cumpriram seu papel e aliviaram o impacto dos pilotos. Todos que se chocaram com as barreiras voltaram a seus boxes caminhando”, pontuou o doutor Flavio do Valle, médico do SBK Brasil.

Durante a realização da 5ª etapa, outras medidas de segurança foram novamente colocadas em prática, tais como: avaliação psicológica; vistoria com registro fotográfico de motos e equipamentos, e vistoria de boxes; exame clínico; teste de conhecimento teórico; briefings; e presença do diretor de provas da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) Nicolás Tortone.

O SuperBike Brasil agora se prepara para a 6ª etapa da temporada. O evento será realizado no Autódromo de Goiânia, no dia 22 de setembro, a partir das 9h (de Brasília).

Foto: Sampafotos.