A temporada 2016 do SuperBike Brasil – o maior campeonato de motovelocidade das Américas – já chega a sua metade e a briga pelas primeiras posições da SuperSport torna-se cada vez mais acirrada. Após quatro etapas realizadas, ao menos seis pilotos seguem firmes nessa disputa e a promessa de grande competitividade – advinda do ingresso de novos pilotos na categoria – parece mesmo ter se concretizado.
O gaúcho Pedro Sampaio (#28), da equipe Tecfil Racing Team, mantém a liderança no classificatório geral, porém, vê seus adversários chegarem cada vez mais próximo. Na última corrida – realizada do dia 17 de julho no Autódromo de Interlagos, o piloto foi prejudicado por problemas mecânicos em sua moto e não fechou voltas rápidas no classificatório. Resultado: largou no final do grid. Mesmo assim, conseguiu fazer uma impressionante corrida de recuperação e terminar a prova em quinto. Com isso, obteve pontos importantes e segue na ponta do campeonato.
“A corrida foi bastante cansativa, mas continuo líder, mesmo com todas as dificuldades do final de semana. Foi muito gratificante estar no pódio. Nunca fiz uma corrida de avançar tantas posições como esta”, destacou Sampaio.
Já o atual campeão da categoria, Matheus de Oliveira Dias (#70), da equipe Motom, vem na segunda posição do classificatório. O piloto não teve vida fácil na 4ª etapa e perdeu o terceiro lugar – mantido até as voltas finais – para Lucas Bittencourt (#202),Japanese Teapots Wholesale Japanese Tea Cups Silver Amber Earrings da Paulinho SuperBikes. Com isso, ficou com a quarta posição no pódio. Matheus segue firme na briga pela manutenção do título da categoria, porém, os resultados revelam o crescimento de dois adversários de altíssimo nível.
Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors, é um deles. O uruguaio, estreante nesta temporada do SuperBike Brasil, já se consolida como um forte candidato ao título. Com uma vitória e uma vice-liderança em três corridas – ele não participou da primeira etapa – Gerardo ocupa a terceira posição na tabela e está a apenas oito pontos atrás do líder. Sempre com um ritmo intenso e, normalmente, sem cometer erros, o uruguaio promete seguir firme na disputa pela ponta.
Porém, a maior ameaça aos adversários do topo vem silenciosamente galgando posições. Eric Granado (#51), da equipe Granado Sport Team, já iniciou a disputa da temporada 2016 como um dos favoritos. Dividido entre o Campeonato Europeu de Moto2 e o SuperBike Brasil, a fera do motociclismo nacional venceu com folga as duas etapas da SuperSport em que participou. Ou seja, a atual quinta colocação no ranking geral não o coloca realmente atrás dos ponteiros. Na última prova, Eric Granado fechou a incrível marca de 1m39s290 nos classificatórios. Na corrida, voou baixo e não deu a menor chance aos adversários, recebendo a bandeirada quase 19 segundos à frente do vice-líder.
Enquanto isso, Alex Schultz (#22), da equipe Dynels Racing Team, terá que superar seus próprios limites na próxima etapa – que será realizada no dia 21 de agosto no Autódromo de Interlagos – para manter a quarta colocação no classificatório geral. Com o incremento do número de pilotos brigando pelos primeiros lugares, Schultz passou a disputar a última posição do pódio em uma campanha regular ao longo das recentes provas.
“Mais uma etapa concluída com a família e amigos juntos. Uma corrida difícil, mas o resultado ainda foi bom perante o Campeonato Paulista, que só tem mais uma etapa em agosto”, publicou Schultz em sua página do Facebook.
E na mesma pegada dos ponteiros, Lucas Bittencourt (#202), da equipe Paulinho SuperBikes, completa a lista dos favoritos ao título neste ano. O piloto fez a sua melhor corrida da temporada na última etapa e obteve o terceiro lugar.
“Final de semana espetacular em Interlagos na 4ª etapa do SuperBike Brasil. Meu tempos nos treinos de sexta foram razoáveis, mas no sábado acabei me classificando na 2ª posição para a corrida. Fiz uma prova mental contra mim mesmo, dando o meu melhor, mantendo um ritmo bom a corrida toda e sem me preocupar com o resultado. No final conquistei um 3º lugar em meio aos pilotos mais rápidos do Brasil”, comentou Bittencourt.
Confira a lista dos 10 primeiros colocados na categoria SuperSport:
1º – Pedro Sampaio (#28), da Tecfil Racing Team – 67 pontos
3º – Maximiliano Gerardo (#41), da Motonil Motors – 59 pontos
4º – Alex Schultz (#22), da Dynels Racing Team – 53 pontos
5º – Eric Granado (#51), da Granado Sport Team (GST) – 51 pontos
6º – Lucas Bittencourt (#202), da Paulinho SuperBikes – 51 pontos
7º – Dudu Costa Neto (#117), da Castrol Team – 31 pontos
8º – Lucas Torres (#77), da Pitico Race Team – 29 pontos
9º – Vitor Luciano “Durval Careca” (#61), da DVL Racing Team – 20 pontos
10º – Luiz Cerciari (#3), da Cerciari Racing School – 19 pontos