Com praticamente metade da temporada concluída, Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da equipe Giro Moto, já pode ser considerado, oficialmente, o principal candidato ao título do Campeonato Nacional na categoria SuperBike Light. Estreante neste ano no SuperBike Brasil, o piloto capixaba manteve o ritmo intenso na última etapa – realizada no dia 17 de julho, em Interlagos – e conquistou sua terceira vitória entre as quatro corridas disputadas, e ainda voltou para casa, na pequena cidade de Jaguaré, com sua primeira pole position no campeonato.
A 4ª etapa do SuperBike Brasil teve um gostinho ainda mais especial para Rodrigo Dazzi. Além de ampliar sua vantagem na liderança na tabela classificatória da SuperBike Light – que agora é de 39 pontos –, o piloto garantiu o título do Campeonato Paulista com uma rodada de antecedência.
“Eu havia pedido uma corrida com folga. Mas pra quem está lá dentro [da pista] nunca se tem folga. Na final da prova que fiquei sabendo que terminei com uma distância boa [nove segundos para o vice-líder].Quem ‘tá’ próximo da gente sabe da dificuldade de vir para cá. Moramos longe. Dirigir mil quilômetros para chegar aqui e dar o melhor possível. A intenção era manter a liderança. E não vejo melhor forma para isso do que chegando em primeiro”, comentou Dazzi, ao receber o troféu no pódio.
Fábio Martins (#12), da equipe Albatroz System,Japanese Teapots Wholesale Japanese Tea Cups Silver Amber Earrings também comemorou muito o resultado que o colocou na segunda posição do ranking geral. O piloto, que vinha de problemas mecânicos e abandono na 3ª rodada, novamente teve que superar dificuldades e fazer uma prova de recuperação. Porém, desta vez o empenho valeu a pena e Fábio garantiu o segundo lugar no pódio.
“Essa foi uma das melhores etapas. Minha moto quebrou na corrida passada. Eu a arrumei, e na tomada de tempo [da 4ª etapa], quebrou novamente. Fiz o classificatório sem a terceira marcha. Consegui largar em 13º e terminei a corrida em segundo”, comemorou Fábio.
Já Guto Figueiredo (#18), da equipe KT5/A2/Passaredo, não teve muito que festejar. O piloto de Ribeirão Preto vinha diminuindo a vantagem de Rodrigo Dazzi na liderança após vencer a 3ª etapa da SuperBike Light. Porém, o objetivo inicial de alcançar o título na temporada 2016 ficou mais distante ao não pontuar nesta rodada. Guto garantiu a quarta posição nos treinos classificatórios e, momentos antes da prova, já na saída dos boxes para alinhar no grid, a moto apresentou problemas num componente eletrônico e o piloto abandonou a prova.
“Agora vou ter que acelerar ainda mais. Mas temos muita coisa pela frente. Vou lutar para diminuir a vantagem de Dazzi, pode ter certeza”, afirma Guto, que, sem pontuar na última etapa, perdeu uma posição a agora ocupa o terceiro lugar no campeonato.
A quarta posição no campeonato está com Dimitris Katsouropoulou (#131), da equipe Tecfil Racing Team. O piloto largou em décimo, fez diversas ultrapassagens, e disputou a vice-liderança da prova até os momentos finais, recebendo a bandeirada em terceiro.
“Eu fiz uma corrida para terminar mesmo. Não durmo direito há umas quatro noites. Não tava bem da cabeça, por isso não vim pegando os pontos. Vim ‘de boa’, para terminar a prova. Teve muito acidente, gente caindo, óleo na pista”, destacou Dimitris logo após o pódio.
Enquanto isso, Felipe Comerlatto (#186), da equipe Pro Racing Team, ganhou uma posição na tabela classificatória e agora ocupa o quinto lugar. O piloto vem se destacando pela regularidade nas pistas. Nas três provas que participou – ficou de fora da primeira rodada –, obteve a quarta colocação no pódio em todas.
“Essa foi a prova que mais me diverti. A emoção de ser ultrapassado por um pelotão fez com que eu abaixasse a cabeça e acelerasse para recuperar posições. Acho que a calibragem dos pneus subiu um pouco e na ânsia de não deixar o Dazzi escapar tomei um ‘highside’, aí o pelotão me alcançou”, explicou Comerlato.
A próxima rodada do SuperBike Brasil será disputada no dia 21 de agosto, no Autódromo de Interlagos, e marca o encerramento do Campeonato Paulista. Rodrigo Dazzi já é campão antecipado. Porém, a briga pela vice-liderança do estadual está completamente em aberto. Marcos Migliorelli (#11), da equipe Everson Racing, vem na segunda posição com 58 pontos, logo à frente de Fábio Martins, com 57, e de Guto Figueiredo, com 55. Essa briga promete ser eletrizante.
Assista a coletiva oficial da categoria SuperBike Light pela 4ª etapa do SuperBike Brasil:
Confira abaixo a tabela classificatória da categoria SuperBike Light após a disputa da 4ª Etapa do SuperBike Brasil:
1º – Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da equipe Giro Moto – 96 pontos
3º – Guto Figueiredo (#18), da KT5/A2/Passaredo – 55 pontos
4º – Dimitris Katsouropoulou (#131), da Tecfil Racing Team – 44 pontos
5º – Felipe Comerlatto (#186), da Pro Racing Team – 39 pontos
6º – Cleberson Maicher “Alemão” (#17), da Black Day Racing Team – 32 pontos
7º – Marcos Migliorelli (#11), da Everson Racing – 19 pontos
8º – Henrique Poli Junior (#84), da Rodas Mil Competições – 16 pontos
9º – Irineu Cerino Junior (#85), da Contiauto Multimarcas – 16 pontos
10º – Diego Leite Silva (#210), da Viotto Team – 16 pontos