A 5ª etapa do SuperBike Brasil, prova que será realizada no próximo domingo (21) e marca o encerramento do Campeonato Paulista, contará com participações especiais. Renzo Ferreira, jovem revelação do motociclismo nacional formado pela Honda Junior Cup, confirmou presença e irá disputar a corrida no Autódromo de Interlagos. O piloto, que atualmente compete pelo MotoAmerica, campeonato de motovelocidade norte-americano, embarca na terça-feira (16) para o Brasil.
Além de Renzo, parte da sua equipe, a Team Rabid Transit, irá participar da rodada. Seu companheiro, Brandon Cretu, de 30 anos, deve correr pela categoria SuperBike, com motos de 1.000 cm³ de cilindrada. O piloto americano participa desde 2010 da tradicional e perigosa prova de rua, a TT Ilha de Man, realizada na pequena ilha localizada entre a Irlanda e Inglaterra. Já Renzo correrá novamente pela categoria em que foi campeão: a Copa Honda CBR 500R.
Antes de partir para os Estados Unidos, o piloto brasileiro venceu a Copa Pirelli no início deste ano, somando 100% de aproveitamento. Nas duas corridas realizadas em Interlagos, obteve duas vezes o primeiro lugar, assim como as respectivas pole positions. Já no continente americano, expandiu sua experiência internacional. Com uma moto diferente da qual estava acostumado, Renzo iniciou a missão de competir na categoria monomarca KTM RC 390 Cup, com adversários mais experientes e em circuitos nunca antes experimentados. E o resultado foi positivo de maneira geral, apesar de ter sofrido algumas quedas. RenzoJapanese Teapots Wholesale Japanese Tea Cups Silver Amber Earrings chegou a ocupar temporariamente a liderança de uma prova e obteve duas vezes a quinta colocação como melhor resultado.
“Desde a primeira corrida venho evoluindo bastante. Não conhecia a moto, o pneu é bem pior do que o usado na CBR500R, e não conhecia as pistas. Vim chegando entre os 10 primeiros desde o início da temporada, e na terceira corrida [quando foi convidado a participar da Team Rabid Transit] já comecei a acompanhar o pelotão da frente. Cheguei em quinto duas vezes, mas com uma diferença de somente 0,2 segundo do líder”, comenta.
Outro diferencial do campeonato é o alto nível dos pilotos. Renzo destaca que o MotoAmerica é muito competitivo e que a maioria dos adversários já correu na Europa. Além disso, ele é o mais novo dos 34 pilotos. Enquanto Renzo tem 15 anos, a média de idade dos demais competidores é de 17 anos.
Agora resta aguardar para ver o desempenho de Renzo na Copa Honda CBR 500R, que neste ano foi reforçada com o ingresso de pilotos de peso como Arthur Costa (#99), da equipe Alemão Pneus, e José Duarte (#97), da Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros. Importante ressaltar também que a vinda da equipe Team Rabid Transit está sendo organizada por James Regan, proprietário da HEL Performance Brasil e parceiro do SuperBike Brasil.