A categoria SuperSport parte para a disputa da 6ª etapa do SuperBike Brasil com mudanças significativas no topo da tabela classificatória e um novo líder no campeonato. O uruguaio Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors, ganhou duas posições e saltou para a liderança, com o total de 79 pontos. O piloto de Montevidéu vem se consolidando como um dos favoritos ao título da temporada 2016.
Nas últimas três rodadas, Gerardo foi o piloto que mais pontuou, alcançando uma vitória e dois segundos lugares. E esse desempenho constante se repetiu durante a 5ª etapa realizada em Interlagos, prova marcada por períodos de chuva e pista molhada. O uruguaio foi o segundo mais rápido nos treinos livres, obteve a segunda marca nos classificatórios e assegurou a vice-liderança na prova, somando seu quarto pódio neste ano. Vale ressaltar ainda que o piloto assumiu ponta do classificatório geral mesmo sem ter participado da rodada de abertura do SuperBike Brasil.
Já o piloto Pedro Sampaio (#28), da equipe Tecfil Racing Team, que liderava o campeonato até então, não conseguiu segurar a ponta após ter encerrado a última etapa apenas em quinto e caiu para o segundo lugar no quadro geral, com 78 pontos, apenas um atrás de Gerardo.
“Fui agressivo no início da corrida e depois resolvi ser mais conservador, já que o meu principal foco é o campeonato”, declarou o piloto gaúcho, da cidade de Bento Gonçalves.
Entretanto, a grande sensação do campeonato é mesmo Eric Granado (#51), da equipe Granado Sport Team. Com apenas três corridas realizadas nesta temporada, o piloto paulistano vem sendo absoluto e venceu as três, somando ainda mais duas poles. Atualmente em terceiro na tabela classificatória, com 77 pontos, Eric pode alcançar a liderança da categoria já na próxima rodada, que será disputada no dia 11 de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba.
“P1 hoje [dia 21 de agosto, na 5ª etapa] debaixo de muita chuva. Fim de semana perfeito: pole, volta mais rápida e vitória. Obrigado a todos os meus patrocinadores e a GST Granado Sport Team pelo grande empenho durante o fim de semana”, declarou o piloto através das mídias sociais.
A categoria SuperSport segue para a segunda metade do calendário – com as etapas fora de São Paulo – em um dos momentos de maior competitividade e disputas intensas pela liderança. Apenas dois pontos separam o ponteiro do terceiro colocado e qualquer um deles têm chances reais de assumir a ponta já em Curitiba.
Seguindo a ordem classificatória, o atual campeão da SuperSport, Matheus de Oliveira Dias (#70), da equipe Motom, perdeu duas posições e caiu para quarto, atualmente com 73 pontos. Apesar disso, o piloto segue vivo no campeonato e muito próximo do líder. Na etapa passada a diferença para o ponteiro era de apenas quatro pontos. Agora subiu para seis. Matheus até começou bem a última prova e conseguiu segurar a terceira posição ao longo de toda a primeira metade da corrida. Entretanto, acabou sendo ultrapassado e recebendo a bandeirada em sexto.
E completando a lista dos mais bem colocados, Alex Schultz (#22), da equipe Dynels Racing Team, vem no quinto lugar do quadro geral. O piloto garantiu o título do Campeonato Paulista ao encerrar a última rodada na quarta posição.
Confira abaixo os primeiros colocados da categoria SuperSport após a disputa da 5ª etapa do SuperBike Brasil:
1º – Maximiliano Gerardo (#41), da Motonil Motors – 79 pontos
2º – Pedro Sampaio (#28), da Tecfil Racing Team – 78 pontos
3º – Eric Granado (#51), da Granado Sport Team (GST) – 77 pontos
4º – Matheus de Oliveira Dias (#70), da Motom – 73 pontos
5º – Alex Schultz (#22), da Dynels Racing Team – 66 pontos
6º – Lucas Bittencourt (#202), da Paulinho SuperBikes – 54 pontos
7º – Lucas Torres (#77), da Pitico Race Team – 45 pontos
8º – Dudu Costa Neto (#117), da Castrol Team – 33 pontos
9º – Osvaldo Jorge Filho Duende (#55), da Duende Racing – 22 pontos
10º – Gerson Campos (#82), da Motom – 22 pontos