A experiência tem feito a diferença na temporada 2016 do SuperBike Brasil. Até a última etapa, realizada no dia 11 de setembro, em Pinhais (PR), ao todo 23 pilotos disputaram ao menos uma prova pela categoria Master – com competidores acima dos 45 anos. E este número de veteranos das pistas tende a ser ainda maior considerando a participação de pilotos como Juracy Rodrigues “Black” (#560), da Black Day Racing Team, que corre este ano pela SuperBike Pro Estreante, e de Octavio Sereno (#79), chefe da equipe Moretti Racing Team, que realizou três corridas em Interlagos pela categoria Copa Honda CBR 500R.
Mas é na SuperBike Light, com motos de 1.000 cm³ de cilindrada, que os pilotos com muitas histórias e ‘cancha’ de sobra nas pistas têm se sobressaído. A subcategoria Master já soma 17 pilotos na temporada e muitos deles correram de igual para com seus adversários mais jovens. O paranaense Marcos Ramalho (#9), da Pitico Race Team, de 48 anos, deixou alguns dos favoritos ao título nacional da Light para trás e obteve um importante terceiro lugar na 5ª etapa, realizada com asfalto molhado e muita chuva no Autódromo de Interlagos. Por sinal, o piloto, natural da cidade de Marechal Cândido Rondon, no extremo oeste do estado, ocupa a liderança isolada da categoria Master.
Outro piloto que começou o ano andando muito forte foi Marcos Senra (#67), da Moretti Racing Team. Representante da cidade de Limeira (SP), o competidor de 49 anos foi o quarto mais rápido na etapa de abertura do SuperBike Brasil, e na rodada seguinte foi o sétimo a cruzar a linha de chegada – sendo vencedor da Master em ambas as provas.
A equipe catarinense Pro Racing Team também conseguiu colocar dois de seus pilotos da Master entre os rápidos no resultado geral da Light. Guilherme de Oliveira Neto (#66) encerrou a 3ª etapa na sétima posição e, mais recentemente, Rene Ferreira (#47) foi o oitavo na prova realizada em Pinhais (PR), no Autódromo Internacional de Curitiba, válida pela 6ª rodada do SuperBike Brasil.
Já na disputa direta entre os pilotos da Master, Marcos Ramalho tem uma grande vantagem de 34 pontos para o segundo colocado e é o favorito ao título da temporada 2016. Enquanto isso, o gaúcho radicado na capital fluminense, Antonio Telvio (#5), da Qatar Racing Team, vem na vice-liderança. Mesmo sem ter conseguido nenhuma vitória, o piloto tem mostrado desempenho constante e obteve três segundos lugares nas últimas quatro corridas.
A classificação segue com Marcos Senra na terceira posição, Guilherme Neto em quarto e Sergio Hidani (#135), da equipe Misano Racing, no quinto lugar.
A próxima disputa do SuperBike Brasil será realizado entre os dias 20 e 23 de outubro no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade de Londrina.
Confira abaixo a classificação da categoria SuperBike Light Master, após seis etapas realizadas:
1º – Marcos Ramalho (#9), da Pitico Race Team – 121 pontos
2º – Antonio Telvio (#5), da Qatar Racing Team Brasil – 87 pontos
3º – Marcos Senra (#67), da Moretti Racing Team – 72 pontos
4º – Guilherme de Oliveira Neto (#66), da Pro Racing Team – 69 pontos
5º – Sergio H. Hidani (#135), da Misano Racing – 58 pontos
6º – Michel Abboud (#8), da BH Racing – 58 pontos
7º – Nelson Oliveira (#145), da Os impossíveis – 55 pontos
8º – José Cunha (#133), da Misano Racing – 35 pontos
9º – Rene Ferreira (#47), da Pro Racing Team – 26 pontos
10º – Alexandre Marzola (#00) – 20 pontos
Confira abaixo a coletiva oficial da 6ª etapa da SuperBike Light Master: