Após cinco longas semanas de espera, o SuperBike Brasil, enfim, retorna para a 7ª etapa do campeonato. A cidade de Londrina (PR) – um dos principais celeiros do motociclismo – já está preparada para receber os melhores pilotos do país em disputas emocionantes na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna.
A programação do evento já começa nesta quinta-feira (20) com a realização de treinos extras. Mas é no dia seguinte, na sexta-feira, que, oficialmente, a rodada tem início com a disputa dos primeiros treinos livres. Todos os pilotos das 18 categorias terão a oportunidade de entrar na pista por três vezes, cada uma em sessões de 19 minutos. O dia será de ajustes nas motos e, principalmente, de estudo no traçado. Porém, a vida dos pilotos, mecânicos e chefes de equipe poderá sofrer uma dificuldade adicional. A previsão do tempo indica muito calor, podendo superar os 30 graus, e grandes possibilidades de chuva.
No sábado serão realizados os treinos classificatórios. As categorias de até 500 cilindradas terão três sessões e os grids de largada serão formados com base no acumulado dos melhores tempos. Já as categorias SuperBike, SuperSport e SuperBike Light farão duas sessões que classificarão os mais rápidos para a disputa da SuperPole. Nela, não haverá oportunidades para erros. Os competidores terão que fazer o seu melhor para, em poucas voltas, cravar o tempo mais rápido e tentar garantir a pole.
Todo o trabalho realizado ao longo dos dias anteriores será colocado à prova no domingo, quando os pilotos alinharão para a 7ª etapa do SuperBike Brasil. A programação do dia começa com a garotada de categoria-escola Honda Junior Cup. Os jovens talentos, com idade entre oito e 16 anos, vão para a pista com suas motos Honda CG 160cc a partir das 9h43. Em seguida é a vez do grid conjunto composto pelas categorias SuperStreet e Yamaha R3 Cup. A largada está prevista para as 10h30.
O ronco dos motores começa a ficar mais alto, assim como a cilindrada, e às 11h42 os pilotos da Copa Honda CBR 500R estarão preparados para mais uma largada. Logo em seguida acontece a primeira prova no período da tarde. É a vez das verdinhas da Copa Kawasaki Ninja 300 darem o seu show na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna. O início está previsto para as 12h28.
Enfim, chega o momento mais aguardado do final de semana. Os pilotos de elite do motociclismo nacional, que integram a categoria SuperBike – a principal do campeonato – se encaminham para a pista. A volta de apresentação está marcada para as 13h15 e, logo em seguida, após formarem o grid e as luzes se apagarem, terá início a prova que pode indicar os principais candidatos ao título desta temporada. Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, é o líder e segue em busca do seu primeiro campeonato. O piloto venceu as três primeiras etapas e com isso obteve margem para se manter na ponta. Já o seu principal adversário é o atual campeão, Diego Faustino (#68), da equipe Honda. O piloto londrinense busca o tricampeonato e espera se redimir da última etapa, quando cometeu um erro e sofreu uma queda.
E a 7ª rodada do SuperBike Brasil não para por aí. A partir das 14h25 a emoção estará garantida com disputa entre os pilotos da categoria SuperSport. Duas feras vêm fazendo bonito e protagonizando grandes pegas no campeonato. Enquanto o uruguaio Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors, inicia a dura missão de tentar recuperar a liderança na classificação geral, o paulistano Eric Granado (#51), da Granado Sport Team, segue em busca de sua quinta vitória consecutiva.
E para encerrar com chave de ouro o dia de provas, os pilotos da SuperBike Light vão para a pista a partir das 15h11. O principal destaque fica por conta de Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da equipe Indus Giromoto Ello. O piloto capixaba, que estreou neste ano no campeonato, pode se tornar o campeão da temporada 2016 já em Londrina conforme a combinação dos resultados da corrida.
Confira abaixo a programação das corridas da 7ª etapa do SuperBike Brasil, rodada realizada na cidade de Londrina (PR), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, neste domingo (23):
9h43: Honda Junior Cup
10h30: SuperStreet e Yamaha R3 Cup
11h42: Copa Honda CBR 500R
12h28: Copa Kawasaki Ninja 300
13h15: SuperBike (corrida principal)
14h25: SuperSport
15h11: SuperBike Light