Mais um piloto estrangeiro confirma presença na 8ª e penúltima rodada do SuperBike Brasil, o maior campeonato de motovelocidade da América do Sul. O holandês Quentin Koers, de 16 anos, vai disputar a etapa de Goiânia (GO), que será realizada neste final de semana, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O jovem piloto europeu vai correr na SuperStreet – categoria multimarcas com motos de 300 cm³ de cilindrada – com uma Yamaha YZF R3.
Quentin decidiu vir ao Brasil após receber o convite do amigo e adversário das pistas, Meikon Kawakami. Os dois disputaram as temporadas 2015 e 2016 do Moriwaki 250 Junior Cup – um campeonato europeu de motovelocidade voltado à formação de jovens talentos – e na última o brasileiro acabou garantindo o título. Já o holandês ficou na quinta posição.
Desta vez, correndo no Brasil e em um autódromo completamente desconhecido, Quentin já sabe que precisará superar algumas adversidades. A primeira delas será o calor. O jovem piloto é natural de Assen, cidade localizada no norte da Holanda. Acostumado com temperaturas baixas, ele precisará enfrentar o clima quente e seco característico da região Centro-Oeste do país. O obstáculo seguinte será reconhecer a pista e identificar as dificuldades do traçado. Por fim, e não menos importante, Quentin precisará obter um bom desempenho com a Yamaha R3, modelo que até então nunca competiu. Ainda assim, avisa: “Vou brigar pela vitória. Sei que vai ser difícil, mas espero fazer uma boa corrida”.
Quentin Koers tem uma breve carreira no mundo da motovelocidade. O garoto holandês teve seu primeiro contato com mini motos aos 10 anos e aos 13 começou a pilotar com uma Honda NSF100. A partir deste momento, passou a encarar o esporte com maior seriedade e marcou sua estreia no Moriwaki 250 Junior Cup, campeonato em que disputou duas temporadas.
“Nestes dois anos nunca ganhei um título, mas lutei muito para isto, inclusive com muitas disputas com o Meikon Kawakami. Era para eu ter vencido o campeonato, mas tudo bem. Hoje somos amigos”, brinca o piloto.
Mais uma vez os dois amigos vão entrar na pista com o objetivo de brigar pela vitória. Porém, em solo brasileiro, Meikon leva uma considerável vantagem. O garoto tem se mostrado quase imbatível na SuperStreet. Das cinco etapas em que participou obteve quatro vitórias e um segundo lugar. Agora resta esperar. A largada da categoria multimarcas de 300cc está programada para as 12h deste domingo (13) e terá transmissão ao vivo pelo canal do SuperBike Brasil no YouTube.
Confira os bastidores da 7ª etapa do campeonato: