Eric Granado (#51), da equipe Granado Sport Team (GST), está muito perto de faturar o título da categoria SuperSport na temporada 2016. O piloto tem mantido um feito inigualável nas pistas e até então não foi batido por nenhum adversário. Das seis etapas em que participou – ficou duas rodadas de fora por não conciliar as datas com o Europeu de Moto2 –, venceu todas, inclusive as duas baterias da rodada dupla de Goiânia (GO).
Numa escalada crescente pelas primeiras posições, o jovem talento brasileiro não só assumiu a ponta do classificatório geral como também abriu uma ampla vantagem. Atualmente são 21 pontos que o separam do então vice-líder, o uruguaio Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors/Usatec USB. E caso mantenha este excelente desempenho, Eric pode comemorar o título de campeão já ao fim da primeira corrida da etapa final em Interlagos, que será realizada no dia 4 de dezembro, mais uma vez com rodada dupla.
Com um ritmo muito intenso e normalmente abrindo vantagem sobre os adversários logo nas primeiras voltas, Eric Granado enfrentou dificuldades em apenas em uma corrida desta temporada para obter a vitória. Foi na primeira bateria de Goiânia, com direito a tempo bastante instável e pista molhada. Eric largou mal e precisou fazer uma prova de recuperação. Nas voltas finais já ocupava a liderança, porém, por muito pouco um incidente com Maxi Gerardo não lhe tirou da disputa. Mas não deu outra. O piloto paulistano voltou a ocupar o lugar o mais alto do pódio, assim como na bateria seguinte.
“Duas vezes P1 hoje [domingo, 13] no Autódromo de Goiânia! Sétima vitória consecutiva na temporada 2016. Muito obrigado a toda a equipe GST Granado Sport Team pelo grande trabalho em todo o fim de semana. Vencemos na chuva e no seco, foi demais!”, publicou Eric Granado em uma rede social.
Já o piloto uruguaio, que tinha pretensões de alcançar o título neste ano, perdeu todos os embates pessoais para o líder do campeonato. Apesar disso, vem desenvolvendo uma bela campanha. Maximiliano Gerardo consolidou sua posição na vice-liderança e concluiu seis provas consecutivas como o segundo mais rápido. E restando apenas uma etapa para o fim da temporada, Gerardo já tem garantido o vice-campeonato, com 53 pontos de vantagem para o terceiro colocado. Porém, ainda tem chances de faturar o título mesmo que remotas. Para isso, precisa, além de fazer sua parte e vencer as duas baterias, torcer para que Eric não tenha bons resultados e some menos de 29 pontos. Ou seja, no máximo dois quartos lugares.
“Hoje [domingo, 13] tivemos dois segundos lugares na 8ª etapa do SuperBike Brasil. Na primeira corrida, a vitória nos escapou por apenas 0,001s com piso molhado e liderando grande parte da prova. Na segunda, com piso seco, mas chovendo um pouco durante a corrida, não tive um bom ritmo. Estávamos positivos e acreditávamos estar muito perto da vitória. Agora é continuar o trabalho para a próxima”, comentou Maxi Gerardo.
Nas posições seguintes do classificatório está a briga mais acirrada do campeonato. Ao todo, cinco adversários disputam o terceiro lugar, que atualmente está com Lucas Torres (#77), da equipe Pitico Race Team. O jovem piloto paulistano vem forte nesta segunda metade da temporada. Torres se recuperou dos maus resultados do início da competição e se firmou como o terceiro mais rápido.
“Depois de uma 4º posição na primeira corrida [em Goiânia] e um 3º na segunda estou na terceira posição do campeonato e bem focado para etapa de Interlagos. Agradeço pela torcida e à minha equipe que me deu uma baita força e fez a escolha certa dos pneus PRT”, publicou Lucas Torres em uma rede social.
Quem acabou caindo mais um degrau na tabela classificatória foi o gaúcho Pedro Sampaio (#28), da equipe Tecfil Racing Team. O piloto da cidade de Bento Gonçalves, que liderou a competição até a quarta rodada, ficou de fora da etapa de Goiânia devido a um acidente ocorrido no dia 29 de outubro, em Santa Cruz do Sul (RS), durante as finais do SBK Gaúcho de Motovelocidade. Sampaio sofreu uma queda e precisou passar por cirurgias.
“Já estou em casa com os dois braços imobilizados depois de colocar um pino no punho esquerdo (escafoide) e dois na mão direta. Tudo certo na cirurgia. Agora descansar para me recuperar o mais rápido possível”, publicou, no dia 5 de novembro, Pedro Sampaio em sua conta oficial do Facebook.
Sem participar da última prova, o gaúcho não pontuou e com isso caiu para a quarta posição no campeonato. E fechando a lista dos cinco mais bem classificados, o quinto lugar está com o paranaense Lucas Bittencourt (#202), da equipe Paulinho SuperBikes, que segue na cola de Sampaio, apenas três pontos atrás.
Confira abaixo a classificação da categoria SuperSport após a 8ª etapa do campeonato:
1º – Eric Granado (#51), da Granado Sport Team (GST) – 180 pontos
2º – Maximiliano Gerardo (#41), da Motonil Motors/Usatec USB – 159 pontos
3º – Lucas Torres (#77), da Pitico Race Team – 106 pontos
4º – Pedro Sampaio (#28), da Tecfil Racing Team – 104 pontos
5º – Lucas Bittencourt (#202), da Paulinho SuperBikes – 101 pontos
6º – Alex Schultz (#22), da Dynels Racing Team – 98 pontos
7º – Matheus de Oliveira Dias (#70), da Motom – 94 pontos
8º – Devanir Lippi Folheto (#8), da Motonil Motors – 55 pontos
9º – Osvaldo Jorge Filho Duende (#55), da Duende Racing – 49 pontos
10º – Vitor Luciano “Durval Careca” (#61), da DVL Racing team – 34 pontos