A organização do SuperBike Brasil acaba de anunciar que a 8ª etapa da Copa Kawasaki Ninja 300, prova realizada no dia 13 de novembro no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), tem um novo vencedor. Fernando Santos (#234), da equipe Tecfil Racing Team, que havia recebido a bandeirada em primeiro, foi punido por queima de largada e teve 20 segundos acrescidos ao tempo total de prova. Com isso, a vitória ficou com o piloto goiano Rafael Rosa (#45), da equipe Arthur Racing/Vipal/SOS Vida, que foi o segundo a cruzar a linha de chegada.
A punição aplicada pela Direção de Prova ao piloto da Tecfil também mudou o restante da configuração do pódio. Assim, Fábio Jandaia (#10), da equipe Motocar Racing, ganhou uma posição e faturou a vice-liderança. Mauricio Mendes Nogueira (#22), da Moretti Racing Team/SAF-RJ, ficou em terceiro, seguido por Bruno Cesar Borges (#51), da TecFil Racing Team, em quarto, e por Pedro Henrique Ramos (#13), da Qatar Racing Team Brasil, na quinta posição.
Já Fernando Santos, com a penalidade, perdeu a liderança da etapa e obteve apenas a sétima colocação em Goiânia. Esta punição – por queima de largada – também foi aplicada a Sandro Paganelli (#64), da equipe Paganelli Racing. Entretanto, neste caso, os 20 segundos foram acrescidos já ao fim da prova com base nas imagens da transmissão oficial que não deixaram dúvidas sobre a infração cometida pelo piloto. Sandro Paganelli foi o quarto a receber a bandeirada e com a penalização caiu para o 10º lugar.
O resultado da 8ª etapa da Copa Kawasaki Ninja 300 seguiu sub judice até esta segunda-feira (21), quando foi determinada a sentença pelo Júri de Prova. Foram considerados os testemunhos dos comissários de pista, além das imagens feitas pela unidade móvel, disponibilizadas dias após a corrida. A falta de provas comprobatórias impediu que a Direção de Prova aplicasse a punição imediatamente.
“Embora a Direção tenha poderes e autonomia para punir qualquer piloto por queima de largada, mesmo que apenas com a declaração dos comissários de grid, eu prefiro tomar essas atitudes amparado em provas, sendo imagens de preferência”, comentou Mario Tamburro, diretor de prova do SuperBike Brasil.
Com base nas declarações dos comissários e com a ausência de imagens da transmissão oficial que comprovassem a falta, a Direção de Prova colocou o fato sob investigação e o resultado final sub judice. As imagens feitas pela unidade móvel foram decisivas. Elas mostraram claramente que o piloto Fernando Santos avançou com o eixo dianteiro de sua moto sobre a linha da pista antes de ser dada a largada.
As punições foram aplicadas justamente sobre os dois líderes do campeonato e com isso a 9ª e última rodada do SuperBike Brasil, que será realizada no dia 4 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, trará ainda mais emoção à disputa da categoria. Mesmo com a punição recebida, Fernando Santos manteve a ponta na tabela classificatória com 138 pontos. Já Sandro Paganelli, que tinha ficado para trás, agora está a apenas três pontos do adversário. E para apimentar ainda mais a disputa final da temporada 2016, Fábio Jandaia, que havia ficado de fora da briga pelo campeonato, voltou a sonhar com o título. Jandaia soma 128 pontos e está somente 10 atrás do líder.
Confira abaixo a largada e corrida da Copa Kawasaki Ninja 300, na 8ª etapa do campeonato: