Danilo Lewis venceu três corridas e ocupa a liderança da temporada 2016. O piloto de Osasco segue em busca de seu primeiro título na categoria SuperBike. O atual campeão, Diego Faustino, vem logo atrás e visa alcançar o adversário. A diferença entre os dois caiu para apenas quatro pontos após a rodada dupla em Goiânia. E correndo por fora, o paranaense Wesley Gutierrez está na terceira posição e ainda sonha em conquistar o campeonato. Mas para isso precisaria vencer e contar com o tropeço dos ponteiros.
A contagem regressiva foi iniciada para a grande final da temporada 2016 do SuperBike Brasil e as disputas pelas primeiras posições prometem ficar mais quentes do que nunca. A etapa decisiva será realizada no Autódromo de Interlagos, neste domingo (4), e mais uma vez com direito a rodada dupla. Até então, este tem sido o ano de Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team. O piloto da cidade de Osasco (SP) venceu três das oito etapas realizadas e mantém a liderança da categoria SuperBike de ponta a ponta.
O campeonato deste ano iniciou prometendo grandes emoções. Nomes importantes do motociclismo nacional e latino-americano aderiram à competição. Já nas etapas iniciais, entraram para a disputa o paranaense Wesley Gutierrez (#134), da equipe Kawasaki Racing Team, o paulista Diego Pretel (#88), da BMW Motorrad Alex Barros Racing, o argentino Marco Solorza (#55), da JC Racing Team, e o italiano Sebastiano Zerbo (#81), da BMW Motorrad Alex Barros Racing. Estes quatro pilotos prometiam brigar pelas primeiras posições juntamente com o bicampeão da SuperBike Maico Teixeira (#36), da equipe Honda, o atual detentor do título, Diego Faustino (#68), também da Honda, e seu companheiro de equipe José Luiz “Cachorrão” (#51).
1ª etapa em Interlagos – a disputa mais acirrada do campeonato
Logo na 1ª etapa, realizada em Interlagos, essa disputa foi bastante quente. Faustino, Zerbo, Gutierrez e Lewis brigaram pela vitória até os últimos instantes. Na corrida – que foi a mais disputada do campeonato até então – os quatro pilotos revezaram posições e a definição saiu apenas na volta final. Gutierrez, que chegou a vislumbrar a vitória, cometeu um erro no tempo de frenagem em uma curva, na penúltima volta, passou reto e perdeu diversas posições. Com isso, Lewis conseguiu assumir a ponta e ficar com a vitória. Faustino faturou a vice-liderança e Zerbo, o terceiro lugar.
2ª etapa em Interlagos – Lewis vence com folga
Na corrida seguinte, a 2ª etapa, Lewis manteve o bom desempenho e, desta vez, venceu a prova com bastante folga – foram quase 10 segundos de vantagem. Enquanto isso, Maico garantiu a vice-liderança, com Gutierrez em terceiro, Zerbo em quarto e Faustino completou o pódio com o quinto lugar.
3ª etapa em Interlagos – corrida das reviravoltas
A 3ª etapa foi a corrida das reviravoltas e a prova a ser esquecida para Faustino. O atual campeão mantinha a liderança da corrida e buscava sua primeira vitória na temporada. Porém, na última volta, ele acabou se chocando com Solorza, quando o argentino forçou uma ultrapassagem malsucedida e os dois acabaram indo parar no chão. Zerbo também abandonou a corrida após sua moto ter ‘quebrado’ nas voltas finais. Assim, a vitória caiu de bandeja para Lewis, que manteve o 100% de aproveitamento no campeonato. Cachorrão ficou com a segunda posição, seguido por Maico Teixeira em terceiro, Fernando Guerra (#913), da Motonil Motors, em quarto, e Bruno Corano (#34), da Kawasaki Racing Team, em quinto.
4ª etapa em Interlagos – superação e vitória de Faustino
A 4ª etapa foi marcada pelo grande desempenho de Faustino que lhe rendeu a primeira vitória na temporada. O piloto largou dos boxes e iniciou sua escalada por posições. Somente na reta final da última volta, Faustino conseguiu a ultrapassar o então líder, Lewis, para receber a bandeirada em primeiro por apenas quatro centésimos de vantagem. Lewis ficou com a segunda posição, seguido por Cachorrão em terceiro, Wesley em quarto e Diego Pretel em quinto.
5ª etapa em Interlagos – Faustino domina prova em pista molhada
Na primeira prova com chuva da temporada, Faustino teve uma vitória incontestável. O piloto disparou na frente e ampliou sua vantagem – para mais de oito segundos – até receber a bandeirada em primeiro. Enquanto isso, Cachorrão faturou a vice-liderança, com Maico Teixeira em terceiro, Wesley Gutierrez em quarto e Zerbo em quinto. Lewis não fez uma boa corrida e encerrou a prova apenas na sétima posição.
6ª etapa em Curitiba – o início do domínio argentino
O grande nome da 6ª etapa, em Curitiba, foi o do argentino Diego Pierluigi (#84), da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing. O piloto entrou para a competição no meio do calendário e interferiu diretamente na disputa do título, que vinha sendo travada por Lewis e Faustino. Pierluigi assumiu a ponta ainda nas primeiras voltas e em seguida começou a abrir vantagem até receber a bandeirada em primeiro. Enquanto isso, Faustino, que vinha em segundo, sofreu uma queda na parte final da corrida e ficou apenas com a nona posição. Lewis, que poderia com isso ampliar ainda mais sua vantagem, foi somente o quinto. Já a vice-liderança da prova foi para Wesley Gutierrez, seguido por Marco Solorza em terceiro e Sebastiano Zerbo em quarto.
7ª etapa em Londrina – Pierluigi x Faustino: o argentino leva a melhor
A 7ª etapa, em Londrina, foi marcada pela intensa disputa entre Pierluigi e Faustino pela liderança da prova. Os dois dispararam na frente dos adversários e cravaram consecutivas voltas rápidas. Correndo em casa, Faustino vinha na ponta com o argentino logo atrás, que estudava a melhor forma de tomar a posição. Este cenário se repetiu até a penúltima volta quando, enfim, Pierluigi realizou uma manobra arrojada e assumiu a liderança. Com isso, o argentino obteve sua segunda vitória consecutiva no campeonato. Mesmo sem alcançar o lugar mais alto no pódio, Faustino conquistou pontos importantes com a vice-liderança. Seu adversário direto, Lewis, foi o terceiro, seguido por Wesley Gutierrez em quarto e Maico Teixeira.
8ª etapa em Goiânia – o domínio dos ‘hermanos’
Primeira bateria: Mesmo após sofrer uma queda feia nos treinos, o argentino Diego Pierluigi conseguiu voltar à pista, acelerar forte e vencer com folga a primeira corrida da rodada dupla. Esta foi a terceira vitória consecutiva do piloto. Seu conterrâneo Marco Solorza (#55), da equipe JC Racing Team, garantiu a segunda colocação após realizar uma grande prova e ganhar diversas posições. Wesley Gutierrez ficou com o terceiro
lugar, seguido pelos pilotos da Honda, Diego Faustino e Maico Teixeira, que se tocaram na volta final e com isso permitiram a ultrapassagem de Wesley.
Segunda bateria: Marco Solorza fez novamente uma grande corrida e venceu a segunda bateria, marcada pelas mudanças de condição de pista e pelo procedimento de bandeira amarela – para resgate de um piloto. Assim como na 1ª prova, Solorza ganhou diversas posições e assumiu a dianteira. A vice-liderança foi para Wesley Gutierrez. O piloto da Kawasaki não conseguiu impedir a ultrapassagem do argentino e ficou em segundo. Diego Faustino fechou a terceira posição e diminuiu para quatro pontos a vantagem de Lewis no campeonato, que recebeu a bandeirada logo atrás, em quarto. Já o quinto lugar no pódio ficou com Maico Teixeira.
Confira abaixo a classificação da categoria SuperBike após a 8ª etapa do campeonato:
1º – Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team – 146 pontos
2º – Diego Faustino (#68), da Honda – 142 pontos
3º – Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team – 120 pontos
4º – Maico Teixeira (#36), da Honda – 105 pontos
5º – José Luiz “Cachorrão” (#51), da Honda – 99 pontos
6º – Marco Solorza (#55), da JC Racing Team– 82 pontos
7º – Diego Pierluigi (#84), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 76 pontos
8º – Sebastiano Zerbo (#81), BMW Motorrad Alex Barros Racing – 63 pontos
9º – Diego Pretel (#88), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 46 pontos
10º – Marcelo Skaf (#177), da Pitico Race Team – 41 pontos