Este domingo (4) é dia de festa para a motovelocidade nacional. O SuperBike Brasil faz história e pela vez na era recente do esporte uma final de campeonato será realizada no Autódromo de Interlagos, o grande berço e maior palco do motociclismo brasileiro. E além da definição dos títulos da temporada 2016 e promessa de recorde tanto de público quanto de pilotos inscritos, a rodada decisiva marca o retorno da competição à capital paulista, em um esforço da organização do SuperBike para se fechar o ano com chave de ouro no autódromo recém-reformado.
“Vamos usar Interlagos completo, com os boxes e toda a infraestrutura, que depois da reforma ficou sensacional. É uma conquista para a motovelocidade fazer um encerramento da temporada em São Paulo, algo que nunca existiu e que agora o SuperBike pretende que se repita nos próximos anos. Estamos fazendo história”, comemora o piloto e organizador do SuperBike Brasil, Bruno Corano.
A avaliação geral é que Interlagos está ‘melhor do que nunca’. Toda a área de paddock e os boxes passaram por uma profunda reformulação e agora contam com refeitórios e salas de apoio com ar condicionado. A pista também recebeu melhorias. Foram feitas novas zebras e áreas de escape em alguns pontos do traçado, além de retoques no asfalto. Assim, a 9ª e última etapa do campeonato vai oferecer aos pilotos as condições ideais para competir, nesta que será a estreia da motovelocidade no autódromo reformulado.
O maior ícone do país no esporte também comemora a disputa da final em Interlagos. O ex-piloto Alexandre Barros – duas vezes quarto colocado no MotoGP (2002 e 2004) – participa do SuperBike Brasil com suas duas equipes e comenta que a rodada decisiva em São Paulo é ainda mais especial por aproximar os patrocinadores justamente na decisão em que se pode comemorar o título.
“A grande final em Interlagos sem dúvida vai ser emocionante e muito disputada em todas as categorias. Ter a última etapa em São Paulo é bacana, porque ficamos mais perto de nossos patrocinadores e parceiros, e a logística facilita para todo mundo. Nosso Team Estrella Galicia 0,0 está na briga pelo título na Copa Honda CBR 500R com o José Duarte, e vale ressaltar que estivemos muito competitivos o ano todo, com dois pilotos sempre entre os primeiros. Chegamos à final com um deles com bastante chance. Vamos fazer de tudo e trabalhar muito para conquistar esse campeonato. Na equipe BMW Motorrad, tivemos um ano de altos e baixos, mas estamos terminando a temporada bem competitivos, e já estamos nos preparando para o ano que vem”, comentou o ex-piloto.
Novamente com duas baterias em disputa na SuperBike e SuperSport, a final do SuperBike Brasil promete ser um grande espetáculo. O título segue completamente em aberto na categoria de elite e o atual líder Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, vai fazer de tudo para assegurar o seu primeiro campeonato. E o retrospecto em Interlagos está ao lado dele. Nas cinco corridas realizadas em São Paulo neste ano, Lewis foi o vencedor em três. Porém, Diego Faustino (#68), da equipe Honda, não vai deixar barato. Apenas quatro pontos de distância do ponteiro, o atual campeão vai acelerar ao máximo para alcançar seu terceiro título brasileiro.
E o show na pista deve se repetir nas demais categorias. A etapa final terá ao todo nove largadas com início previsto para as 9h deste domingo (4). Ainda dá tempo para garantir o ingresso e fazer parte dessa prova que será única. As entradas de paddock, que dão acesso exclusivo aos boxes, custam R$ 40 e são vendidas pelo site Ticket Fácil. Já a arquibancada é gratuita. Basta retirar o bilhete em um dos pontos conveniados.
Confira a ordem de largada da final do SuperBike Brasil, rodada realizada neste domingo (4) em Interlagos:
9h01: Honda Junior Cup
9h46: Copa Honda CBR 500R
10h30: SuperBike – 1ª bateria
11h30: SuperSport – 1ª bateria
12h20: SuperStreet/Yamaha R3 Cup
13h12: Copa Kawasaki Ninja 300
14h11: SuperBike – 2ª bateria (Transmissão ao vivo do canal Fox Sports 2)
15h09: SuperBike Light
15h55: SuperSport – 2ª bateria