Com uma campanha impecável, Eric Granado (#51), da equipe Granado Sport Team, conquistou o título Brasileiro da categoria SuperSport na temporada 2016. Das nove corridas em que participou, o jovem piloto paulistano venceu todas. Além disso, faturou seis pole positions dentre sete disputadas. Dividido entre o Europeu de Moto2 e SuperBike Brasil, Granado conciliou os dois calendários e foi campeão nacional mesmo sem participar de duas rodadas.
Nitidamente mais rápido que seus adversários, o único piloto que rivalizou com o então campeão foi Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors/Usatec USB. Ainda assim, Granado venceu todos os embates particulares com o uruguaio, o que, aos poucos, gerou um clima de tensão entre os dois competidores. O ápice dessa rixa ocorreu nos metros finais da primeira corrida da rodada dupla de Goiânia (GO), quando Maxi foi punido por atitude antidesportiva ao tentar empurrar Granado para fora da pista, primeiro, inclinando sua moto sobre ele, e, em seguida, esticando o cotovelo.
Porém, o maior incidente sofrido por Eric Granado ao longo de toda a temporada foi nos treinos livres para a etapa final, realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto levou um ‘high side’ na saída do ‘S’ do Senna e sofreu uma queda forte. Como resultado, quebrou um dedo do pé, teve uma luxação na bacia e dores intensas por todo o corpo. Já a moto, sua Honda CBR 600RR, ficou bastante danificada. Ainda assim, Eric voltou para a pista, mancando, no dia seguinte e foi o mais rápido nos treinos classificatórios. E para encerrar o ano de maneira brilhante, venceu as duas baterias finais.
“É campeão! Com nove vitórias em nove corridas que participei. Muito obrigado à GST Granado Sport Team pelo grande empenho durante todo o ano. Sem palavras para descrever esta temporada maravilhosa. Obrigado a Deus por me permitir correr hoje [4 de dezembro] depois de estar no hospital na sexta-feira [2]. Obrigado a todos os meus patrocinadores, a todos que acreditam em mim, à minha família, a todos os meus amigos que estavam lá hoje torcendo por mim, a toda a galera maravilhosa que estava na arquibancada agitando Interlagos. Obrigado ao SuperBike Brasil pelo grande campeonato. Que venha 2017!”, publicou, Eric Granado, numa rede social.
O chefe da equipe Granado Sport Team, Santo Feltrin, também comemorou os bons resultados alcançados já na temporada de estreia no SuperBike Brasil.
“Terminou a temporada 2016. Ufa, que temporada desafiadora. Mudança de campeonato, novo regulamento e novos procedimentos. Ter a obrigação de vencer sempre é muito tenso e as cobranças vêm como uma onda gigante. Nada fácil comandar uma equipe com um piloto como o Eric Granado. Acho que ajudei a criar um monstro (risos). Ele é um piloto muito técnico, preciso, exigente, corajoso, determinado e que sempre busca a vitória”, destacou Santo Feltrin.
Enquanto isso, o vice-campeonato ficou com Maxi Gerardo. O uruguaio se consolidou na segunda posição e abriu ampla vantagem para os adversários. Já nas posições seguintes da tabela classificatória foi onde ocorreram as principais disputas. Lucas Torres (#77), da equipe Pitico Race Team, encerrou o ano em terceiro lugar, logo à frente do seu xará, Lucas Bittencourt (#202), da Paulinho SuperBikes, em quarto, e do campeão da temporada 2015, Matheus de Oliveira Dias (#70), da Motom/Vitória Hospitalar, na quinta posição.
Confira abaixo a classificação final da categoria SuperSport na temporada 2016:
1º – Eric Granado (#51), da Granado Sport Team (GST) – 231 pontos
2º – Maximiliano Gerardo (#41), da Motonil Motors/Usatec USB – 199 pontos
3º – Lucas Torres (#77), da Pitico Race Team – 135 pontos
4º – Lucas Bittencourt (#202), da Paulinho SuperBikes – 127 pontos
5º – Matheus de Oliveira Dias (#70), da Motom/Vitória Hospitalar – 118 pontos
6º – Pedro Sampaio (#28), da Tecfil Racing Team – 104 pontos
7º – Alex Schultz (#22), da Dynels Racing Team – 98 pontos
8º – Devanir Lippi Folheto (#8), da Motonil Motors/Usatec USB – 76 pontos
9º – Osvaldo Jorge Filho Duende (#55), da Duende Racing – 66 pontos
10º – Vitor Luciano “Durval Careca” (#61), da DVL Racing Team – 47 pontos