Fernando Santos (#234), da equipe Tecfil Racing Team, consolidou o seu domínio na Copa Kawasaki Ninja 300. Após conquistar o título da Light no ano passado, o piloto avançou de nível e, desta vez, faturou o campeonato na categoria principal. E este grande resultado foi produto de muito trabalho e disputas emocionantes na pista. Com adversários de alto nível brigando pelo título, Fernando precisou manter o bom desempenho para se manter na frente.
O então campeão já abriu a temporada 2016 com vitória na primeira rodada, realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Porém, logo viu a ascensão de um de seus oponentes mais fortes. Sandro Paganelli (#64), da equipe Paganelli Racing, venceu quatro corridas consecutivas e saltou para a liderança do campeonato. Os dois adversários voltaram a rivalizar nas corridas seguintes e a definição do campeão ficou apenas para a rodada final.
“Não fomos muito bem no começo, mas da metade pra frente do campeonato conseguimos ir tirando a diferença de pontos. Na etapa de Goiânia (GO) [a 8ª rodada] vencemos a corrida e assumimos a liderança do campeonato, com 19 pontos de vantagem para o segundo colocado [Paganelli]. E finalizamos a última etapa em sexto, consolidando assim o título de campeão Brasileiro. Agradeço a todos que torceram por mim, à minha família, a todos patrocinadores e em especial à Tecfil e ao chefe de equipe ‘Carlão’”, agradeceu o piloto.
Fernando Santos encerrou sua campanha na temporada 2016 do SuperBike Brasil totalizando oito pódios e 164 pontos. Ao todo, somou duas vitórias, três segundos, dois terceiros e um quinto lugares. Apenas na etapa final ficou de fora, quando obteve a sexta colocação.
“Fui campeão ano passado na Ninja 300 Light e esse ano conseguimos consolidar com o título Brasileiro na 300 Pro. Estou muito feliz com esse resultado. Além disso, também conseguimos bater o recorde da pista de Interlagos na categoria, com o tempo de 2m00s825. Agora estamos estudando junto à equipe se continuaremos na Ninja 300 para buscar o bicampeonato ou se mudaremos de categoria. Tudo vai depender de patrocínio”, conclui.
Confira abaixo a classificação final da categoria Copa Kawasaki Ninja 300 na temporada 2016:
1º – Fernando Santos (#234), da Tecfil Racing Team,– 164 pontos
2º – Sandro Paganelli (#64), da Paganelli Racing – 155 pontos
3º – Fábio Roberto Ferreira (#10), da Motocar Racing – 149 pontos
4º – Mauricio Mendes Nogueira (#22), da Moretti Racing Team– 78 pontos
5º – Bruno Cesar Borges (#51), da TecFil Racing Team – 65 pontos
6º – Kaywan Freire (#36), da Kaka Fumaça/Wesley Testa – 60 pontos
7º – Indiana Muñoz Gomes (#199), da Castrol Racing – 57 pontos
8º – Willians Sales Piui (#92), da Fastkids – 56 pontos
9º – Mauricio Venhoven Sagui (#117), da Cerciari Racing School – 50 pontos
10º – Enzo Valentim Garcia (#29), da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros – 49 pontos