Em seu segundo no ano na motovelocidade, Jeferson Souza (#707), da equipe Tecfil Racing Team, faturou o título de campeão da Copa Kawasaki Ninja 300 Light. O piloto da cidade de Caieiras (SP), localizada na Zona Norte da Grande São Paulo, obteve um ótimo desempenho na temporada e protagonizou uma disputa particular com Bruno Ribeiro (#169), da equipe Rota Baús, pelo campeonato. Com um nível bem superior ao dos demais adversários, os dois pilotos duelarem na pista e dividiram as vitórias em todas as etapas do calendário 2016. Jeferson venceu quatro corridas enquanto Bruno ficou cinco vezes com a primeira colocação.
Entretanto, a regularidade Jeferson Souza na temporada foi um diferencial que lhe conferiu o título. O piloto nunca deixou de ficar entre os mais rápidos e seu pior resultado foi um terceiro lugar. Já a campanha de Bruno contou com um grave tropeço, justamente no momento mais decisivo: a grande final. O piloto da equipe Rota Baús abriu a última etapa em primeiro, após cravar a pole position. E a vitória, ou até mesmo um segundo lugar, lhe garantiria o título. Porém, já no final corrida, na oitava volta, enfrentou problemas mecânicos com sua moto e precisou abandonar a prova. Com isso, o campeonato ficou para Jeferson Souza.
“Eu entrei para equipe Tecfil nessa temporada e trabalhamos duro. Tive um pouco de azar nas primeiras etapas do Paulista com a moto quebrando e não consegui um bom acerto. Mas logo no início do Brasileiro comecei a vencer e me mantive focado sempre no campeonato. Fiz grandes corridas, na maioria andando em primeiro ou segundo. Não tive nenhuma queda e assim fui me direcionando até o fim. Na última etapa, minha situação era difícil, pois meu adversário, Bruno Ribeiro, tinha seis pontos de vantagem e eu precisava vencer e ele chegar [no máximo] em terceiro. Mas tive muita sorte, pois a moto dele quebrou e assim consegui ser campeão Brasileiro e vice Paulista”, comenta Jeferson Souza.
O campeão da temporada 2016 da Ninja 300 Light revela que grande parte do seu sucesso nas pistas, neste ano, teve como forte influência o trabalho de seu tutor e técnico Plinio Reche,.
“Ele foi fundamental para que neste ano eu conseguisse me destacar. Com toda certeza, o Plinio é a primeira pessoa que tenho que agradecer. E gostaria de agradecer também ao Bruno, a todos os demais pilotos pela temporada e à minha equipe, a Tecfil Racing Team, que nunca me deixou desistir. Sempre me apoiaram e devo muito a eles”, completa.
Confira abaixo a classificação final da categoria Copa Kawasaki Ninja 300 Light na temporada 2016:
1º – Jeferson Souza (#707), da Tecfil Racing Team – 200 pontos
2º – Bruno Ribeiro (#169), da Rota Baús – 189 pontos
3º – Kleber Santos (#213), da Girão Racing – 80 pontos
4º – Derick Filipini (#227), da Castrol Team – 47 pontos
5º – Guilherme Bosel Neto (#69), da Duende Racing – 46 pontos
6º – Bervaldo Carolino (#2), da Tecfil Racing Team – 44 pontos
7º – Marcelo Larini (#87), da Marina Club – 42 pontos
8º – Gilmar Ferreira Barbosa (#45), da Paulinho SuperBikes – 36 pontos
9º – Leonardo M. Pozzer (#52), da Fisio Therapy – 36 pontos
10º – Rafael Rosa (#45), da Arthur Racing/Vipal/SOS Vida – 34 pontos