Os pilotos da Honda Junior Cup vieram para surpreender nesta temporada. Emoção e surpresa não faltaram na primeira corrida do ano. As crianças e adolescentes mostraram que correm como profissionais e superaram grandes desafios.
Um dos destaques foi João Vitor Carneiro, #13, que logo na sua estreia na motovelocidade garantiu a vitória. “Ele ficou super feliz. A gente estava se preparando bastante, mas não esperava que fosse vencer logo de cara”, explica o pai Diógenes Souza. O piloto agora busca patrocínio e aprimoramento para conseguir realizar o sonho de seguir carreira no esporte.
Theo Manna, #77, já estava acostumado a competir no kart e decidiu se aventurar no mundo das corridas de motos. Depois de uma etapa, ele já não pretende mais sair. “Para uma criança de 10 anos ele está com bastante convicto sobre continuar, o que pega a mãe dele e eu de surpresa porque nunca tínhamos o visto tão empolgado e falando sem parar de alguma coisa”, conta o pai e ex-piloto, Marcelo Manna.
O piloto largou na 12ª posição e fez uma boa prova, conseguindo ultrapassar alguns adversários. Entretanto, acabou cometendo alguns erros e terminou no 11º lugar. “Ele aprendeu bastante nessas oito voltas, acho que até mais do que já aprendeu nos dois anos que correu de kart”, acredita Manna.
Ainda segundo o pai de Theo, a Honda Junior Cup está sendo melhor do que ambos esperavam, por conta da infraestrutura e suporte que a categoria oferece. “Tudo o que vi foi muito profissional. Também trataram bastante da questão da segurança dentro de pista e sobre eles não brigarem entre si e entenderem que não devem se colocar em risco para ultrapassar o adversário.”
Além da segurança e respeito, a classe traz outros aprendizados importantes, como a determinação e superação. Lucas Fernandes Ponce, #12, está nessa caminhada. O piloto, que também fez a sua estreia no esporte, não completou a prova. “Achei que ele fosse querer desistir do campeonato, mas não desistiu. Agora estamos incentivando mais ainda porque desistir agora seria coloca-lo como um derrotado e não é isso. Acho que é importante que ele entenda que não dá para ganhar logo na primeira vez”, diz Ruberval Ponce.
Para ajuda-lo a evoluir na motovelocidade, o piloto agora conta com uma moto e está fazendo mais treinos para a próxima etapa. “Acredito que agora ele vai se ambientar mais e entender melhor como funciona. Ele continua empolgado e com certeza vai tirar um grande aprendizado disso tudo”, conta Ponce.
Os pilotos da Honda Junior Cup volta à pista de Interlagos no dia 28 de maio, a partir das 10h. As crianças e adolescentes prometem continuar fazendo boas corridas e evoluindo cada vez mais.