As disputas da categoria Yamaha R3 Cup costumam ser emocionantes, visto que a corrida é composta por pilotos com diferentes níveis de experiência. Na 1ª etapa, alguns pilotos já se destacaram e ainda prometem surpreender ao longo do ano.
Quem chegou com tudo foi o jovem Enzo Valentim, #29, da FastKids, que teve boa evolução no ano passado, na Honda Junior Cup, e conseguiu subir de categoria. O piloto conseguiu a segunda colocação no pódio. “A corrida foi bem disputada. Estava competindo com os primeiros e eles abriram muito, o segundo pelotão chegou e fiquei disputando com eles. Abri uma vantagem e cruzei a linha de chegada.”
O mais novo talento da classe acredita que tem tudo para fazer uma boa temporada e brigar pelo título. Valentim está treinando constantemente com a equipe e já está atento aos fortes adversários . “O Fábio e a Indiana estão andando bem e fazendo bons tempos. Eles podem dar um trabalho nas próximas corridas, mas estou confiante”, afirma.
Enquanto alguns pilotos estão começando, Odair Delefrati, #58, da Ventania Yamaha/Paulinho SuperBikes/Londrinautica, é o mais velho da categoria. Aos 60 anos, ele acredita que a condição tem pontos positivos e negativos. “A experiência ajuda bastante porque sei aproveitar os momentos de ultrapassagem e outras oportunidades. Já na parte física é mais difícil para ficar em forma e ter a energia que os mais novos têm, mas estou trabalhando para isso.”
A temporada é o retorno oficial de Delefrati às pistas depois de nove anos sem competir. Na primeira prova, ele ficou na sexta colocação por conta de algumas dificuldades, como a falta de treinos e a nova moto, que ainda não está acertada e que deve ficar ideal na metade do campeonato.
A disputa também não foi fácil para Willians Sales Piui, #92, também da FastKids. O piloto sofreu uma queda e não conseguiu terminar a corrida. “Nas primeiras voltas já comecei a perder rendimento e na quarta volta, cai. O pessoal do pelotão foi chegando e comecei a me embolar com eles ali.”
Piui já competia na Copa Kawasaki Ninja 300, e mudou para a Yamaha R3 Cup nesta temporada. Ainda de acordo com ele, a moto usada na primeira prova pode não ter ajudado muito no desempenho. “A minha nova moto está para chegar e acredito que vou conseguir me sair melhor na próxima corrida”, afirma.