O campeonato paulista chega à metade com disputas acirradas em diversas categorias. Na SuperBike, Eric Granado, #151, da Honda Racing, está forte na temporada e segue na liderança com 78 pontos, mesmo sem ter participado da primeira etapa que contou com rodada dupla.
Danilo Lewis, #17, da Tecfil Havoline Racing Team, está na cola do líder com diferença de dois pontos. As vitórias nas duas primeiras provas do ano foram decisivas para que o competidor somasse 76 pontos.
Na terceira colocação está Marcelo Skaf, #134, da Motom, com 50 pontos, seguido do atual campeão, Diego Faustino, #68, da Honda Racing (49 pontos). O piloto da Honda, que garantiu pódio nas provas que participou, tem grandes chances de se sair bem na próxima corrida e desbancar Skaf na classificação. A quinta posição é de Juninho Trudes, #72, com 46 pontos.
Já na SuperBike Pro Amador, Diego Viveiros, #22, da Tecfil Havoline Racing Team, (95 pontos) abre diferença de 14 pontos de Fabio Nalin, #47, da Sport Plus Racing, (81 pontos). Jeferson Friche, #6, é o terceiro colocado na categoria com a pontuação total de 73.
Quem ocupa a primeira posição na SuperBike Extreme é Skaf com 41 pontos. Nalin também está com bom desempenho e ocupa a vice-liderança da categoria (31 pontos), seguido de Alê Borges, #44, da Pitico Race Team, com 25 pontos.
Na SuperBike Master, a competição caminha para a vitória de Ricardo Seiji Hayashi, #36, da Hayashi Racing Team, que conta com 123 pontos, boa vantagem em relação ao adversário Elson Tenebra Otero, #2, da Suzuki/Econs/Concard/CNM, que soma apenas 46 pontos. Com o título quase nas mãos, o piloto precisa apenas completar duas das quatro etapas restantes para ser campeão.
SuperSport 600cc
Maximiliano Gerardo, #41, da Ducati Mooca Motul, segue invicto na disputa da SuperSport Geral, com 52 pontos. O segundo colocado é Pedro Sampaio, #28, da TecFil Havoline Racing Team, com 40 pontos, seguido de Alex Schultz, #22, da Pitico Race Team, que soma 32 na pontuação. As categorias SuperSport contam com seis etapas.
Já na SuperSport, Schultz lidera a classificação com 93 pontos. O piloto está com bom desempenho na temporada e conquistou pódio em todas as etapas da competição. A segunda colocação fica com Sampaio (51 pontos), seguido de Ives Moraes, #23, da Motom, com 49 pontos.
A competição segue mais acirrada na SuperSport Pro Amador Geral, divisão criada após a entrada das motos Ducati 959 na categoria na 3ª Etapa do Paulista (1ª do SBK Brasil, em 23 de abril). Leandro Esposito, #32, está à frente com 47 pontos. Com diferença de nove pontos do líder, está Jefferson Valcézia, #99, o segundo colocado (38 pontos). Luis Ferraz, #13, soma 31 pontos e também segue entre os primeiros na briga pelo título.
Esposito também está na liderança da SuperSport Pro Amador (98 pontos), uma boa vantagem sobre o adversário Ferraz que soma 64 pontos e ocupa a 2ª colocação. Na sequência aparece Cadu Martinez, #57, da Full Rider/Castrol, com 59 pontos.
Com duas boas colocações no pódio das provas da SuperSport Extreme, André Verríssim, #9, da TecFil Havoline Racing Team, assume a liderança do campeonato com 46 pontos. Leandro Esposito está bem em mais uma disputa, na vice-liderança com 36 pontos. Na sequência, aparece Júlio Cesar Fortunato, #56, da Sport Plus Racing, (29 pontos).
Na Master, Leandro Bressan, #72, da Motom, se destaca na categoria com a maior pontuação total: 46. Marcelo Sousa de Camargo, #2, da Ducati, também está constante no campeonato, ocupando o segundo lugar com 33 pontos, seguido de Valter Rubino, #65, da Misano Racing Team, com 27 pontos.
Na SuperStock 600cc, Rafael Rigueiro, #52, da Pitico Race Team, é o líder invicto da competição (76 pontos). Não vai ser fácil para Ricardo Barlette, #33, da Motom, o segundo colocado diminuir a diferença de 26 pontos e se aproximar do adversário. O piloto Samuel Salla, #1, da Salla Racing, completa os treinos primeiros da categoria com 45 pontos.
SuperBike Light
Rodrigo Dazzi, #146, da Castrol, está destacando na temporada. O piloto é líder da categoria SuperBike Light com 115 pontos e venceu quatro das cinco provas do ano. Vitor Reis, #25, da Pitico Race Team, também está vindo bem no campeonato, com 80 pontos, mas ainda está distante do primeiro colocado. Danilo Berto, #83, da Ducati Campinas, vem forte para a próxima etapa para tentar desbancar Reis. O piloto soma 71 pontos, uma diferença de apenas nove pontos do vice-líder.
Na Evolution 1000cc, Felipe Comerlatto, #186, da Pro Racing Team, desbancou Bruno Corano, #34, da Kawasaki Racing Team, e assumiu a liderança da categoria com 38 pontos. Corano segue agora na segunda colocação com 36 pontos. Em terceiro, aparece Mauricio Paludette “Linguiça”, #80, da Misano Racing Team, também 36 pontos.
Já Jirius Semaan Abboud, #100, da Norte Minas Racing Team, é o primeiro colocado na SuperBike Evolution Master com 50 pontos. O adversário Rogério Gentil, #31, da Duda Racing Team, está logo atrás com a somatória de 42 pontos.
Quem garante boa folga sobre os adversários é Marcos Senra, #67, da Moretti Racing Team, na SuperBike Light Master. O piloto está com 115 pontos, 34 a mais do que o segundo colocado, Sergio Hidani, #135, da Misano Racing (81 pontos). Edson Errera, #86, da Errera Racing, aparece na sequência com 58 pontos no total.
Cleber Maicher “Alemão”, #17, da Black Day Racing Team, desbancou Juracy Rodrigues Black e assumiu a liderança da SuperStock com 41 pontos. Fernando de Alencar, #299, da Forza Racing, é o vice-líder, com 38 pontos. Na terceira colocação aparece Anderson Gomes Bonfim, #191, da Forza Racing, com 26 pontos.
Categorias Escola
Rodrigo Tamani, #66, da Pitico Racing Team, está mostrando boa evolução na SuperBike Escola. Na última etapa, o piloto conquistou o lugar mais alto do pódio. O resultado garantiu a liderança do campeonato com 42 pontos. Agnaldo Schmitz, #123, da ELB Escola de Pilotos, caiu para a segunda colocação com 38 pontos. Mauro Malato Lipe, #3, da Boi Racing, é o terceiro na categoria com 31 pontos, sete a menos do que Schmitz.
Na SuperSport Escola, Leandro Amâncio, #29, da ELB Escola de Pilotos, é o grande destaque. O piloto está invicto na categoria e soma 52 pontos. Alexandre Oliveira, #27, da Colorado Doctor Racing Team, é o segundo colocado com 12 pontos de diferença (40 pontos). Já Isabel Lemos, #17, da ELB Escola de Pilotos, está vindo bem na competição e ocupa a terceira colocação do campeonato (27 pontos).
Copa Honda CBR 500R
Leonardo Tamburro, #53, da Motoschool Racing Team, está com tudo na busca pelo bicampeonato da categoria Copa Honda CBR 500R. Até a metade da competição, o piloto já conquistou todas as poles e está invicto, com 129 pontos na classificação. Na sequência, Arthur Costa, #99, vem forte para tentar desbancar o adversário. O piloto ocupa a segunda posição com 100 pontos – 29 a menos que Tamburro. Maria Fernanda Rocha, a Mafê, #22, da Moretti Racing Team/HRV-SBK, aparece na terceira colocação com 64 pontos.
Na Copa Honda CBR 500R Light, Lucas Alvarenga, #5, também da Motoschool, tem mostrado boa evolução a cada etapa. O piloto é o atual líder da competição com 107 pontos – uma diferença de 19 pontos em relação ao segundo colocado, Alexandre Dal’Olio Franca, #82, da Moretti Racing Team/SAF-RJ (88 pontos). Samantha Trindade, #7, soma 75 pontos e completa os primeiros colocados da categoria.
Alvarenga também lidera a categoria Teen com 103 pontos, uma boa vantagem sobre a adversária Mafê. Com o resultado, o piloto precisa apenas completar as provas restantes do campeonato para garantir o título.
Yamaha R3 Cup
A briga está acirrada entre Eliton Kawakami, #27, da Yamaha Racing e Enzo Valentim Garcia, #29, da FastKids By Piui, na Yamaha R3 Cup. Kawakami é o atual líder da competição com 68 pontos, mas Garcia está colado no líder com 65 pontos. Já Indiana Muñoz, #199, da Castrol Team, venceu as duas últimas etapas do campeonato e conseguiu atingir os 51 pontos na classificação.
Yamaha R3 Cup Stock
A categoria teve início em 23 de abril, a 1ª Etapa do SBK Brasil, neste momento o piloto Eliton Kawakami migrou para a Stock deixando de pontuar na Cup, e segue também na liderança da categoria, com 51 pontos. Na sequência, aparece Kaywan Freire, #36, com 36 pontos, seguido de Niko Ramos, #822, (31 pontos). A categoria Stock é formada por motos praticamente originais e geridas pela fábrica, ou seja, se trata de uma categoria restrita, já a Cup permite alguns ajustes (ver regulamento completo da categoria), mesmo tendo também preparação restrita para itens que gerem potência.
Copa Kawasaki Ninja 300
Na Copa Kawasaki Ninja 300, Bruno Ribeiro, #169, da Duda Racing, é o grande destaque com 117 pontos – 46 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. O piloto está com bom desempenho dentro de pista e conquistou pódio em todas as etapas da temporada. A vice-liderança é de Willians Salles Piui, #92, da Piui Motorsports, com 71 pontos. Já Kleber Santos, #213, da Piui Motorsports, ocupa a terceira colocação também com 71 pontos.
Na categoria Light, o primeiro colocado é Miguel Neto, #111, com 104 pontos. Quem ocupa a segunda posição é o piloto Renan Fernandes, #62, com 81 pontos. Já Denis Peppe dos Anjos, #277, da Piui Motorsports, é o terceiro da classificação (68 pontos).
Honda Junior Cup
A vitória de Leopoldo Manela, #93, na última etapa do campeonato garantiu ao piloto a liderança da categoria, com 42 pontos, uma pequena vantagem sobre o segundo colocado, Mario Salles, #42, (40 pontos). Na 3ª colocação aparece o estreante da categoria, João Vitor Carneiro, #13, com 37 pontos. O piloto largou dos boxes na última corrida, teve boa evolução durante a prova e conseguiu terminar na 5ª colocação.