A 3ª etapa do SuperBike Brasil começou com um dia intenso de trabalho nos boxes. Isso porque antes das corridas, que acontecem no domingo (25), em Interlagos, os pilotos e equipes precisam fazer diversos ajustes para deixar a moto com o acerto ideal para conseguir os melhores resultados.
Durante toda a sexta-feira, foram realizados os treinos livres – importantes para fazer diversos testes com os equipamentos. “Usamos o dia para arriscar mais e fazer os ajustes finais. É importante para o piloto fazer mais quilometragem na moto, se preparar e conseguir baixar o tempo. São muitas coisas para ajustar, porque de uma corrida para a outra tudo muda”, explica o chefe de equipe da Honda Racing, Reinaldo Campos.
A equipe trabalha bastante para acertar as motos dos pilotos Eric Granado, #151, Diego Faustino, #68, e José Luiz Cachorrão, #51, todos da categorial principal. As motos 1000cc exigem uma dedicação constante por serem as mais difíceis de ajustar. “Por causa da potência, tem muitas regulagens que precisam ser feitas. A suspensão e a geometria são partes bem mais complicadas de acertar porque requerem muito conhecimento e, às vezes, o ajuste de uma parte atrapalha o da outra. É um equilíbrio difícil e instável. Depende da condição da pista”, conta Campos.
Cada piloto precisa de um ajuste diferente no set up da moto. São levados em consideração vários pontos como o peso e estilo de pilotagem, além dos fatores externos, como a condição e temperatura da pista e o clima local.
Já no sábado (24), os pilotos fazem os treinos classificatórios. Na Tecfil Racing Team, equipe dos pilotos Danilo Lewis, #17, Diego Viveiros, #23, o dia exige uma estratégia diferente. “Na sexta-feira acertamos a moto para ser rápida por muitas voltas. No dia seguinte, a gente muda tudo e se preocupa mais com a velocidade. É mais importante garantir que o piloto seja o mais rápido em um curto período para conseguir fazer a pole”, afirma o chefe de equipe, Carlos Eduardo da Silva, conhecido como Carlão.
Eles contam com motos de diversas cilindradas, desde as 300cc até as 1000cc. “As monomarcas (300cc) são difíceis porque temos que deixar a moto boa com poucos ajustes. A mais fácil acaba sendo a 600cc porque é uma moto rápida de contorno de curva, tem menos potência. É mais fácil de andar e de acertar o set up”, explica Carlão.
O piloto da equipe Luis Ferraz, #13, que corre na SuperSport 600cc Pro Amador, aposta em mudanças no motor para vencer a corrida de domingo. “A gente fez a revisão e é praticamente um novo agora. Só entrei duas vezes na pista hoje (sexta-feira), então, não consegui acertar 100%. Se amanhã não fizermos isso logo de cara, vou ter que correr atrás desse ‘prejuízo’. Estou vindo forte para desbancar o líder da categoria.”
Para José Luiz Cachorrão, quanto mais tempo trabalhando na moto, melhor. “Estamos com um nível de competitividade muito alto e todos os detalhes fazem a diferença na hora da corrida”. Ele conta ainda que não houve muitos problemas e que tudo caminha para que a moto esteja boa no domingo. “Tivemos um bom acerto de suspensão e desgaste de pneu. Quanto menos desgaste, mais segurança transmite para o piloto”.
Treinos livres
Ao que parece, os acertos da moto de Eric Granado, #151, da Honda Racing, estão bons. O piloto voltou a brilhar mais uma vez na SuperBike Brasil alcançando 1min36s595. Wesley Gutierrez, #15, da Kawasaki Racing Team, conseguiu um bom tempo ao bater 1min38s764. Atual campeão, Diego Faustino, #68, ficou com a terceira marca (1min38s778). José Luiz Cachorrão, #51, da Honda Racing (1min38s950) e Joelsu “Mitiko”, #71, da JC Racing, (1min39s623), completam a lista de cinco mais rápidos.
O mais rápido da categoria SuperSport 600cc foi o uruguaio Maximiliano Gerardo, #41, da Ducati Mooca Motul, que fechou o consolidado do treino livre com o tempo de 1min39s613. O destaque, na sequência, foi o também estrangeiro Sebastian Salom, #29, da Motonil (1min42s728). A terceira marca foi de Pedro Sampaio, #28, da Tecfil Racing com 1min42s888, acompanhado por Alex Schultz, #22, da Pitico Racing (1min43s514) e Lucas Torres, #77, da PKM Racing (1min43s688) dentro do grupo dos mais rápidos.
No grid das categorias SuperBike Light, SuperStock e Evolution 1000cc, o experiente Bruno Corano, #34, da Kawasaki Racing Team, mostrou porque se tornou tricampeão da categoria principal e fez o melhor tempo do dia, cravando 1min42s192. Outro grande destaque foi Vitor Reis, #25, da Pitico Racing Team, que completou a melhor volta em 1min42s539. Danilo Berto, #83, da Ducati Campinas, aproveitou o dia de treinos livres para fazer o percurso em 1min42s541. Rodrigo Dazzi, #146 da Castrol Team, apareceu na sequência com 1min43s307. O quinto mais veloz foi Marcelo Skaf, #177, da Motom, com 1min43s420.
Na SuperBike/SuperSport Escola, Eduardo do Nascimento, #720, da Forza Racing, foi um dos grandes destaques do dia na geral. O piloto concluiu os treinos com a volta mais rápida de 1min49s276. Já o melhor tempo de Rodrigo Tamani, #66, da Pitico Racing Team, foi 1min49s710. Rodrigo Simon, #999, da Colorado Doctor Racing Team foi o terceiro a ter um bom resultado hoje (1min50s480). Seguido dele, respectivamente, tivemos Felipe Bazolli, #79, da ELB Escola de Pilotos (1min50s614) e Emerson Luiz Coelho, #72, da Boi Racing (1min50s926).
Leonardo Tamburro foi o destaque nesta sexta-feira na categoria Copa Honda CBR 500R. O piloto da Motoschool Racing, #53, realizou a sua volta no tempo de 1min55s757, reafirmando o favoritismo para a 3ª etapa do ano. Lucas Alvarenga, #5, da mesma equipe, foi o segundo mais rápido do dia com 1min56s926. O terceiro melhor foi Rafael Paixão, #8, da Moretti Racing (1min59s093). Ricardo Matiussi, #1, da Tocha Racing Team e Marciano Santin vieram na sequência com os tempos de 1min59s473 e 2m00s353, respectivamente.
Eliton Kawakami foi o mais rápido na pista de Interlagos da categoria Yamaha R3 Cup Stock. O piloto #27 da Yamaha Racing fechou o percurso em 1min59s770. Na sequência aparecem os companheiros de equipe Niko Ramos, #822 (2min00s471) e Guilherme Brito, #19 (2min01s158).
Já na Yamaha R3 Cup Sandro Paganelli, #64, da Paganelli Racing, foi o mais veloz com 1min59s930, seguido de Indiana Muñoz, #199, da Castrol Team (2min00s194). Fábio Jandaia, #10, também ficou entre os mais rápidos com 2min00s452.
O piloto Fernando Santos, #234, da Tecfil Racing Team, foi o mais rápido do dia na geral da categoria Copa Kawasaki Ninja 300 cravando 2min0s941. Kioman Munoz, o #999 da Motonil/Usatec completou também foi um dos mais rápidos (2min01s427), seguido de Gilmar F. Barbosa, #450, da Paulinho SuperBikes (2min01s896). Bruno Ribeiro, da Duda Racing também teve bom desempenho e completou sua volta melhor volta em 2min02s749. Mauricio Mendes, #22, da Racing 22 completou os cinco mais rápidos (2min02s795).
Na Honda Junior Cup, Leo Manella, #93, foi o mais rápido nessa sexta-feira. Com o tempo de 2min25s353, ele conseguiu ficar em vantagem sobre João Vitor Carneiro, #13, que bateu 2min28s840. Na sequência, Caique Lanna Menezes, #91, fez em 2min29s170. O quarto melhor tempo foi de Mario Salles, #42, que cravou 2min29s372. Completando o grupo de cinco mais rápidos, Leo Marin, #64, fez a sua melhor volta em 2min30s147.
Confira a programação completa:
Sábado 24/06/2017
7h – 1º Treino Classificatório Yamaha R3 Cup/ Kawasaki Ninja 300 (Grupo A)
7h15 – 1º Treino Classificatório Yamaha R3 Cup/ Kawasaki Ninja 300 (Grupo B)
7h33 – 1º Treino Classificatório Copa Honda CBR 500R
7h51 – 1º Treino Classificatório SuperBike/SuperSport Escola
8h12 – 1º Treino Classificatório SuperBike Light, Evolution e SuperSotck – 1000cc (Grupo A)
8h31 – 1º Treino Classificatório SuperBike Light, Evolution e SuperSotck – 1000cc (Grupo B)
8h51 – 1º Treino Classificatório SuperSport e Stock 600cc – Grupo A
9h12 – 1º Treino Classificatório SuperSport e Stock 600cc – Grupo B
9h 32 – 1º Treino Classificatório SuperBike – 1000cc – Grupo A e B
10h05 – 1º Treino Classificatório Honda Junior Cup
10h33 – 2º Treino Classificatório Yamaha R3 CUP/Kawasaki Ninja 300 – Grupo A
10h48 – 2º Treino Classificatório Yamaha R3 CUP/Kawasaki Ninja 300 – Grupo A
11h06 – 2º Treino Classificatório Copa Honda CBR 500R
11h24 – 2º Treino Classificatório SuperBike/SuperSport Escola
11h45 – 2º Treino Classificatório SuperBike – 1000cc – Grupo A e B
12h18 – 2º Treino Classificatório SuperBike Light, Evolution e SuperSotck – 1000cc (Grupo A)
12h38 – 2º Treino Classificatório SuperBike Light, Evolution e SuperSotck – 1000cc (Grupo B)
12h58 – 2º Treino Classificatório SuperSport e Stock 600cc – Grupo A
13h18 – 2º Treino Classificatório SuperSport e Stock 600cc – Grupo B
13h38 – 3º Treino Classificatório SBK Light, Evolution e SuperStock – 1000cc – Grupo A
13h56 – 3º Treino Classificatório SBK Light, Evolution e SuperStock – 1000cc – Grupo B
14h14 – 3º Treino Classificatório SuperBike – 1000cc – Grupo A e B
14h37 – 3º Treino Classificatório SuperSport e Stock 600cc – Grupo A
14h55 – 3º Treino Classificatório SuperSport e Stock 600cc – Grupo B
15h13 – SuperPole SuperBike – 1000cc + rápidos
15h23 – SuperPole SuperSport e Stock 600cc + rápidos
15h43 – 2º Treino Classificatório Honda Junior Cup
16h11 – 3º Treino Classificatório Yamaha R3 CUP/Kawasaki Ninja 300 – Grupo A
16h26 – 3º Treino Classificatório Yamaha R3 CUP/Kawasaki Ninja 300 – Grupo B
16h44 – 3º Treino Classificatório Copa Honda CBR 500R
17h02 – 3º Treino Classificatório SuperBike Escola e SuperSport Escola
*Previsto – Categorias previstas para treinarem juntas
Programação domingo* (25/06):
9h32 – Honda Junior Cup
10h14 – Yamaha R3 Cup
10h39 – Sessão de Autógrafos nos boxes dos pilotos
10h55 – Copa Honda CBR 500R
12h – SuperBike
13h- SuperSport e Stock 600cc
13h27 – Volta na Pista Exclusiva da Honda
13h40 – Show de Manobras
14h18 – SuperBike Light, Evolution e SuperStock 1000cc
14h59 – SuperBike Escola e SuperSport Escola
15h24 – Volta na Pista (aberta ao público)
15h54 – Copa Kawasaki Ninja 300
*Toda a programação da etapa está sujeira a alteração sem aviso prévio
Siga-nos também nas redes sociais: