José Duarte, #97, da Hibridos Alex Barros Racing, assustou os fãs de motovelocidade no último domingo. Já na última volta da prova na categoria SuperSport, o piloto de apenas 20 anos se desequilibrou na curva e bateu forte. Prontamente atendido, Duarte deixou o Autódromo consciente e foi levado imediatamente ao hospital. Depois de passar pela UTI por conta de uma complicação pulmonar, ele tranquiliza o público ao anunciar que já caminha para uma recuperação.
“Estou bem. Minha complicação nos pulmões já está estabilizada. Estou aguardando a segunda-feira, quando vou fazer um procedimento cirúrgico para colocar hastes internas no fêmur e na tíbia. Depois disso é só aguardar a recuperação e voltar para casa”, disse o piloto ao SuperBike Brasil.
“Os médicos estão esperando a minha total recuperação pulmonar para que eu aguente a cirurgia nas pernas. Em breve, se Deus quiser, estarei 100% recuperado para voltar à motovelocidade”, explicou José Duarte.
O piloto também mostrou gratidão por toda a energia positiva que recebeu nos últimos dias. “Um agradecimento especial para todas as pessoas que postaram alguma coisa, rezaram e torceram pela minha recuperação. Fico muito feliz de saber que tem tanta gente torcendo por mim e pela minha melhora. Agora é só questão de tempo para que eu possa correr”.
O #97 começou no esporte competindo no motocross aos 5 anos, permanecendo na modalidade até 2012. Aos 15 anos, seu pai, Wagner Duarte, o levou para andar no Autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza, e o piloto também se destacou. Conheceu Alex Barros, #4, chefe da Hibridos, na capital cearense durante um curso de pilotagem. O pai de José correu algumas provas na equipe de Alex na antiga categoria GP Light. Em 2016, José Duarte brilhou na Copa Honda CBR 500R, conquistando o vice-campeonato na categoria.