Na última sexta-feira, 27 de outubro de 2017, o Júri de Prova reuniu-se para regular as questões técnicas e esportivas da ultima prova do SuperBike Brasil, realizada em Goiânia no último final de semana. Foram deliberadas todas as questões pendentes dentro do prazo legal de 30 dias. Entre elas, estava incluída a decisão sobre o resultado da prova no grid da SuperBike/SuperSport Escola.
Dois pilotos perderam posições após serem punidos por queima de largada na prova realizada no domingo (22). Trata-se de Leonardo Makoto, #78, da equipe Paulinho SBK (SuperBike Escola) e Alexandre Oliveira, #27, da Colorado Doctor Racing (SuperSport Escola). Nestas imagens, é possível reparar no avanço dos pilotos antes do sinal para o início da corrida.
Com isso, os dois pilotos perderam 20 segundos de seus resultados finais. Makoto fechou em 5º lugar entre os competidores da SuperBike Escola, enquanto Oliveira terminou com a terceira colocação na SuperSport Escola. O vencedor da prova entre as motos 600cc foi Silas Esperque.
É importante destacar que as punições são aplicadas para manter a ordem das categorias, e que os verdadeiros atletas devem aceita-las de forma serena, como um aprendizado, usando a situação para o crescimento profissional. O Regulamento é definido antes do início da temporada e deve ser respeitado em todos os cenários possíveis.