Depois da vitória na 8ª Etapa do SuperBike Brasil, Matheus Barbosa pôde comemorar o título brasileiro da Copa Kawasaki Ninja 300. O piloto #260 da Motonil Motors/UsatecBSB fechou o ano com 157 pontos, conquistando a liderança isolada e ultrapassando a pontuação de Bruno Ribeiro #169 apenas na última corrida do ano.
“Esse título representa muito pra mim por vários motivos. Foi uma temporada muito difícil, mesmo eu conseguindo vitórias nas Etapas e não deixando de estar entre os 5 primeiros. Uma desclassificação me deixou em uma grande desvantagem de pontos por algumas Etapas, deixando o campeonato mais acirrado. Foi a minha primeira vez em um campeonato do nível do SuperBike. Aprendi e cresci muito em 2017 como piloto, com essa quantidade de etapas em pistas diferentes”, disse Matheus Barbosa #260 em entrevista ao SuperBike Brasil.
“Estive muito focado em todas as etapas, aprendendo a controlar a minha ansiedade dentro da pista. A Copa Kawasaki Ninja possui um nível alto de pilotos o que deixa a categoria mais emocionante. Estou muito feliz e satisfeito com tudo que aconteceu e hoje eu entendo que tudo tem um propósito. Levar o título dessa forma é muito melhor”, completou o campeão.
Durante todo o ano, Matheus deixou de pontuar na terceira Etapa, mas no total acumulou cinco vitórias, um terceiro e um quarto lugar. Ele conquistou a poleposition em quatro oportunidades. Além de se destacar na Copa Kawasaki Ninja 300, Matheus também participou da Yamalube R3 Cup em quatro Etapas, conquistando duas vitórias e ganhando experiência neste competitivo grid.