Durante todo o ano, a disputa das gerações, Alex Barros, #4, da Híbridos Alex Barros Racing Team e Eric Granado, #151, da Honda Racing Team foi intensa e de arrepiar, trazendo fortes emoções ao SuperBike Brasil. Barros chegou a liderar, assim como Granado e, ambos foram para a final do campeonato sem saber quem levaria a melhor na competição. O ano de 2017 foi para eles de grandes alegrias, visto que trouxe Alex de volta às pistas e promoveu Eric de categoria, sendo assim, desde o início todos aguardavam pelas surpresas que estavam por vir e, tudo saiu melhor do que o esperado para ambos os pilotos.
Ao decorrer da temporada, Barros ficou em primeiro no campeonato com 61 pontos, tendo folga de 1 ponto em relação ao adversário. A classificação ficou definida dessa maneira, visto que o piloto Eric ficou sob judice e o júri o penalizou com 30s na prova, caindo para 10º lugar na última corrida.
Apenas 18 pontos separaram Eric e Alex na briga pelo título brasileiro; dali em diante ficou ainda mais intensa e emocionante a competição para a 8ª Etapa do SuperBike Brasil, marcada para o dia 26 de novembro no Autódromo de Interlagos-SP. Com apenas 21 anos, Granado mostrou grande evolução a cada temporada no motociclismo. Quem já fez muito sucesso na MotoGP, acumulando ótimas participações também, foi Alex Barros. O experiente piloto de 47 anos voltou para as competições de motovelocidade após 10 anos de ausência. Ele voltou com tudo, conseguindo bons resultados na categoria principal do SuperBike Brasil desde o início da temporada. Com duas vitórias e presenças constantes no pódio, ele chegou na Etapa final com chances de alcançar Eric Granado.
Depois de um final de semana repleto de emoção e dúvidas em relação a quem levaria o título da categoria SuperBike Pro, Eric Granado, #151, da Honda Racing Team, sagrou-se campeão da temporada 2017. Ele e Alex Barros, #4, da Hibridos Club Alex Barros Racing, disputaram intensamente as duas baterias da rodada dupla para decidir quem sairia com o título.