A Honda Junior Cup vem cumprindo seu papel de formação e orientação de jovens talentos na motovelocidade. Ao longo de sua existência, desde 2013, vimos diversos nomes evoluindo e se destacando nas mais diversas categorias. Pilotos como Lucas Torres, Renzo Ferreira, Davi Gomide e Gui Brito ascenderam da divisão voltada exclusivamente para crianças e jovens entre 8 e 16 anos, e hoje já são destaques em outras disputas.
Para 2018, contaremos com a evolução de categoria de mais pilotos. Campeão da Junior Cup no ano passado, Léo Manella vai disputar a temporada da Yamaha R3 Cup. Além dele, Luis Felipe de Oliveira, Raphael Ramos, Mario Sales e João Victor Carneiro passarão a compor o grid da Copa Honda CBR 500R depois da experiência na Honda Junior Cup.
Após subir de categoria, Luis Felipe já experimentou correr entre as motos 500cc ao disputar na 1ª etapa da Copa Pirelli deste ano. O piloto de 13 anos destacou a importância da Junior Cup para a sua evolução.
“Meu primeiro contato com motovelocidade foi na Junior Cup. No começo não sabia muito bem como funcionava, mas com toda a ajuda acabei pegando rápido. E agora nas 500cc, depois de já ter tido essa experiência, acho que vai ser um aprendizado a mais para mim”, disse o #444 da MotoSchool Race Team.
Visando continuar cumprindo o papel de formar novos talentos da motovelocidade, a atual temporada da Junior Cup promete ser bastante agitada. Ao todo, já são 22 participantes confirmados para a disputa em 2018 de 30 vagas.
Vale destacar que esta é a primeira categoria exclusiva para crianças e jovens das Américas. Com o intuito de abrir caminhos internacionais aos participantes, a Junior Cup é associada à European Junior Cup, classe do mundial de SuperBike, que recebe crianças do mundo todo.
Todos os pilotos utilizam a Honda CG Titan 160cc, adaptada para competições, e correm em condições iguais, já que a preparação das motos é feita pela organização do SuperBike Brasil.
Para mais informações sobre a categoria, entre em contato pelo e-mail juniorcup@superbike.com.br.