O SuperBike Brasil terá algumas novidades nos grids de largada na temporada 2018 nas categorias SuperBike, SuperBike Extreme, SuperBike Light, SuperBike Stock, Evolution e Evolution 1000cc. A primeira etapa do Campeonato Brasileiro será realizada de 27 a 29 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Existem três grids de largada de motos 1000cc, ou seja, largam separados: o grid principal, o secundário e o da categoria Escola.
O principal é composto pelos pilotos da categoria SuperBike e também pelos pilotos classificados como SuperBike Extreme. Os pilotos da Extreme são aqueles que, historicamente, nunca registraram ou atingiram índices tão rápidos como o dos profissionais.
Já o segundo grid é composto essencialmente pelas categorias SuperBike Light e SuperStock, que são pilotos com índices acima dos tempos da SuperBike Extreme. A SuperBike Stock ainda exige que além de estar dentro dos índices específicos, o piloto ande com motos originais, sem preparação e eletrônica. Dentro deste mesmo grid, ainda permanecerão as categorias criadas em 2017: Evolution e Evolution 1000cc, que são compostas por pilotos do grid principal, mas que não são historicamente tão rápidos, e por pilotos que estão no processo de evolução da categoria Light.
O terceiro grid, que é a Categoria Escola, é formado por pilotos iniciantes. Esse mesmo modelo racional também será estendido para a SuperSport, que conta com as categorias SuperSport e SuperSport Extreme.
“O SuperBike Brasil, nesses quase 10 anos, veio amadurecendo no formato de como receber melhor os diferentes tipos de piloto. É realmente um amadurecimento, porque, nos campeonatos de motos nas décadas passadas, embora ninguém fosse profissional de fato, largavam 50, três ganhavam e acabou. O problema é que isso cria um tremendo desestímulo, e a referência mundo afora é que você tem que criar subcategorias e trazer os amadores. Usando essa referência que vem do Campeonato Britânico, o SuperBike Brasil foi o primeiro a trazer pilotos de rua para a pista, e esses pilotos foram crescendo e se profissionalizando”, disse Bruno Corano, Presidente da Associação de Pilotos da Motovelocidade.
Consulte o regulamento que será publicado em breve e veja os parâmetros de tempo na secretaria de prova.