Piloto de motovelocidade, instrutor de pilotagem, praticante de jiu-jitsu e pai do Lorenzo. Esse é Cadu Martinez, que foi o grande vencedor da SuperSport na Copa SuperBike Paranaense, realizada no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR), na estreia dele na categoria Pro.
O #57, da MotoSchool Racing Team, terminou a última temporada como vice-campeão no Campeonato Brasileiro e na Copa Pirelli entre as motos da SuperSport Pro Amador. Este ano, ele fez sua primeira corrida em Curitiba e conseguiu garantir a vitória.
A paixão pela motovelocidade é antiga, mas mais antiga ainda é a prática do jiu-jitsu, esporte que faz parte da vida dele desde os 17 anos. “Jiu-jitsu e motovelocidade têm muito a ver. Ambos os esportes aparentam que é preciso agressividade nos movimentos, mas, na verdade, quanto mais suave você é, melhor o resultado que você tem. Você não deve ‘brigar’ com a moto, assim como não deve disputar força contra um adversário mais forte”, explicou.
“Eu levo a questão psicológica e estratégica do tatame para as pistas. Em uma disputa por posições, às vezes é preciso analisar e saber a hora certa de agir ou até induzir o adversário ao erro. E, como toda arte marcial, deve-se aprender a lidar com as adversidades, dificuldades e o medo. Eu aprendi isso na luta e tento aplicar na motovelocidade”, acrescentou.
Agora, Cadu se prepara para a 3ª etapa do SuperBike Brasil, que será realizada no dia 24 de junho no Autódromo de Interlagos (SP). “Minha expectativa para a próxima etapa é achar um acerto ideal na moto, já que não ando em Interlagos há mais de seis meses. Se tudo ocorrer como planejado, pretendo andar entre os cinco primeiros e garantir um pódio”, disse.