Osvaldo Jorge Filho é mais conhecido como “Duende” no SuperBike Brasil, e o piloto da SuperStock tem uma história longa na motovelocidade. São mais de 26 anos neste mundo! Depois de tanto tempo, ele relembra de todos os triunfos e dificuldades que passou até aqui.
Tudo começou em 1992, quando correu de ciclomotor e foi vice-campeão brasileiro. Depois, foi convidado para correr na Copa Yahama de RD 135, quando os pais dele tiveram papel fundamental.
“Eu não tinha patrocinador e contei apenas com apoio do meu pai, aposentado, e minha mãe, vendedora de Yakult. Fizemos boas provas e brigamos por vitórias, mas não conseguíamos terminar as provas sem quebrar por conta da baixa verba”, recorda o #155 da Duende Racing.
“O tempo foi passando, eu fui ganhando experiência, e apoiadores foram aparecendo. Me destaquei em novas categorias e começaram a vir títulos em motovelocidade, provas de arrancada e weeling”, disse Duende.
Em 2010, ele assinou um contrato de prestação de serviço para uma fábrica de motocicletas e teve que me afastar das pistas por três anos. Já em 2013, o piloto voltou a correr e estreou no SuperBike Brasil.
De cinco anos para cada, foram diferentes categorias, de 300cc a 600cc, um título e no mínimo o terceiro lugar ao final de cada ano. Em 2018, Duende resolveu apostar em um novo desafio e começou a disputar a SuperStock entre as motos 1000cc. Na 3ª etapa do SBK 2018, em Interlagos (SP), ele conquistou a vitória.
“Está vitória me deu um ânimo a mais e me credenciou mais ainda na luta pelo título da categoria no meu ano de estreia. Agradeço a Deus, que, sem ele nada seria possível, e aos meus patrocinadores: Pontual Print e Duende Racing, além dos apoiadores Pro7 Academia, KWT aquecedor de pneus, Mitsuaki ABC, I7 Engenharia, Rsi Race parts e acessórios”, finalizou.
A 4ª etapa do SuperBike Brasil será realizada no dia 22 de julho no Autódromo de Interlagos. Garanta seu ingresso e não fique de fora!