Alex Barros (#4) fez o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, explodir com a vitória na primeira corrida da categoria SuperBike na 5ª etapa do SBK Brasil 2018, no último domingo (19), ao superar Eric Granado (#51) por 0s032 na linha de chegada. O piloto da Alex Barros Racing falou sobre a melhora da moto para justificar o lugar mais alto do pódio.
Desde o começo do ano, o veterano vem acelerando sua BMW S1000RR e a vê em constante evolução ao longo da temporada.
“Estávamos nos aproximando da vitória a cada corrida e agora dá para ser mais competitivo. Temos boas perspectivas. As melhoras nunca param e sempre estamos em constante evolução, mas a diferença técnica estava muito grande para o Eric na primeira etapa. A gente vinha melhorando a ciclística, melhoramos a eletrônica, a performance do motor, e tem muita gente por trás que está ajudando”, disse.
Com o resultado, Alex Barros quebrou a hegemonia de Eric Granado no SuperBike. O piloto da Honda Racing Brasil vinha de uma impressionante sequência de 11 vitórias consecutivas no grid principal do SBK – sete em 2017 e quatro em 2018. Antes disso, no último sábado, Barros já havia surpreendido o rival ao conquistar a SuperPole da categoria. A última vitória de Barros no SuperBike havia sido em julho do ano passado, também em Interlagos.
“No final, é uma somatória, não só o material, mas também a parte de pessoas, mesmo lá de fora colaborando e falando para testar. Constantemente, a gente sempre tem problema, mesmo ganhando aconteceu algum probleminha. Não tem moto perfeita, porque a cada vez que melhora, abaixa o tempo, aparece um novo problema, mas agora dá para brigar pela vitória. Antes, estava longe, mas foi se aproximando. Não acho que vai ser diferente daqui para frente e vamos nos manter neste nível”, afirmou.
Na 5ª etapa, Alex ficou com a vitória na primeira corrida e acabou em segundo na segunda prova, atrás justamente de Eric. O piloto da Honda Racing Brasil levou a melhor por apenas 0s014. Agora, a disputa vai para Goiânia, onde será realizada a 6ª etapa do SBK Brasil no dia 16 de setembro.
“Lá tem um calor muito forte, mudança nos pneus, as motos perdem desempenho e potência com a alta temperatura, então é importante ter boa performance de motor, porque lá tem muita reta. Vamos continuar sendo competitivos”, declarou Alex.