O SuperBike Brasil, em uma união única com a Red Bull, firmou uma parceria para levar um jovem talento brasileiro à seletiva da Red Bull Rookies Cup europeia, que será realizada na Espanha nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2018.
A iniciativa conta com o apoio da RedBull, já reconhecida por ser uma das empresas que mais investe no esporte mundial e que possui um programa de formação de talentos para a motovelocidade denominado Rookies Cup. Neste projeto, a Red Bull seleciona talentos pelo mundo para participar de uma seletiva. Os escolhidos não têm custo e recebem treinamento para os eventos – um é realizado na Europa e outro nos Estados Unidos. O nível é alto e os pilotos aprovados têm a oportunidade de participar de uma temporada da Red Bull MotoGP Rookies Cup, a porta de entrada para a MotoGP.
De outro lado, o SuperBike é o primeiro e único a promover a formação de talentos na América Latina por meio da Honda Junior Cup, projeto idealizado e criado por Bruno Corano em 2013 e que conta com todo o suporte e auxílio de uma das maiores montadoras de motocicleta do mundo, a Honda. A Junior Cup é uma categoria para jovens de 8 a 16 anos que consiste em oferecer toda a estrutura e suporte necessários para a formação técnica e comportamental de pilotos. A categoria tem desde instrutores, que auxiliam os pilotos a aprimorar a parte técnica, até assessoria de imprensa, que gerencia a imagem de cada um dos atletas.
Com esses dois grandes projetos em mãos, as empresas enxergaram a possibilidade de selecionar um dos pilotos formado na Honda Junior Cup que apresentasse os requisitos e qualificações técnicas para ser diretamente levado à seletiva com as despesas pagas pela Red Bull.
A Rookies Cup é notoriamente o seleiro mais respeitado no mundo da Motovelocidade mundial. Pilotos como Johann Zarco, Miguel Oliveira, Joan Mir, Enea Bastianini e muitos outros saíram de lá e atualmente figuram entre os principais nomes da MotoGP.
O programa, embora aberto a todos os jovens interessados, segue alguns pré-requisitos da própria RedBull como: altura, peso, idades e o currículo de cada piloto, que é examinado por uma banca que aceita sua inscrição para a seletiva ou não.
Já no Brasil, os requisitos permaneceram os mesmos, porém acrescentou-se alguns pontos extras a fim de garantir que o melhor atleta que tenha saído da Honda Junior Cup pudesse ser selecionado.
A avaliação é puramente técnica, na qual se mapeia os pilotos saídos da Junior Cup que atendam às exigências da RedBull e que tenham apresentado os melhores resultados esportivos. Sendo eles, resultados de corridas, experiência, tempo de volta, e outros pontos.
Dessa forma o piloto Enzo Valentim foi o selecionado. Enzo correu na Junior Cup na temporada de 2015, quando teve sua primeira experiência com uma moto de corrida. Em 2016, migrou para a categoria 300cc e depois para a Copa Honda CBR 500R, categoria que assim como a Junior Cup, também tem o apoio da fábrica, nela, em sua primeira prova, Enzo conseguiu um ótimo resultado. Em 2017, Enzo participou de diversos campeonatos na categoria R3, sendo campeão de dois campeonatos locais e campeão paulista no SuperBike Brasil. Atualmente, Enzo corre em duas categorias, CBR 500R e R3, figura entre os 3 primeiros em ambas e esse histórico lhe garantiu a seleção para o programa como o jovem mais talentoso e promissor desta temporada.
A meta é seguir com a parceria e já permitir que todos os jovens dentro do SuperBike Brasil tenham a expectativa de participarem da seletiva em 2019.
Vale ressaltar que o SuperBike Brasil e a Honda contam com uma parceria de seis anos na motovelocidade. Além da Honda Junior Cup, a fábrica apoia pilotos e equipes em disputas com motos 500cc, a Copa Honda CBR 500R, desde 2014. Com esse incentivo, ao longo dos anos, diversos talentos foram formados e potencializados no cenário nacional, possibilitando também experências fora do país, como é que o caso de Enzo Valentim na Rookies Cup.
Além disso, a fábrica conta com uma equipe no grid principal do SuperBike Brasil, a Honda Racing Brasil, e dá todo apoio para que os pilotos Eric Granado e Pedro Sampaio disputem a atual edição do campeonato.