O desafio dos pilotos do SuperBike Brasil começa muito antes da largada na pista – seja na preparação física e psicológica ou no deslocamento até as etapas. Para o uruguaio Facundo Andres Llambias (#94), que compete na Yamalube R3 Cup, o percurso conta com uma viagem de dois dias e um trajeto de até 2 mil quilômetros.
Mensalmente, Facundo repete a mesma rotina: ele parte de Paysandú, no Uruguai, até o destino de disputa no SBK. A viagem é feita em uma van, na qual o piloto passa com a família os dias até chegar aos autódromos.
“Quando viajamos para as corridas do SuperBike Brasil, se cria uma sensação muito boa. Cada etapa é uma experiência diferente. Sempre saímos da nossa cidade ao meio-dia, passamos pela alfândega e dormimos dentro de nossa van em Florianópolis [em Santa Catarina]. Depois continuamos a viagem”, conta o piloto de 14 anos.
O Brasil, no entanto, é apenas um dos destinos para onde o piloto se desloca para competir. O jovem, que anda de moto desde os quatro anos, também soma experiências em campeonatos no México e Argentina, além do Uruguai.
Neste ano, Facundo Llambias disputa a sua temporada de estreia no SuperBike Brasil. Ele disputou todas as corridas na categoria de motos 300cc e vem colecionando boas experiências ao longo do Campeonato Brasileiro.
“A experiência no Brasil tem sido divina. Além do campeonato ter um grande nível, os garotos da categoria são pessoas muito boas. O melhor do motociclismo é a amizade que surge neste ambiente tão bonito”, acrescenta o jovem.
No início do mês, Facundo esteve ao lado de pilotos que competem no SuperBike Brasil durante a seletiva da Red Bull MotoGP Rookies Cup, na Espanha.
Agora, ele se prepara para reencotrar os adversários na 7ª etapa da temporada, que será realizada em Londrina (PR), no dia 11 de novembro.