O aprendizado nas primeiras arrancadas nas pistas fazem toda diferença na formação de um piloto. A Honda Junior Cup, categoria inovadora que visa introduzir crianças e adolescentes de 8 a 16 anos no motociclismo, conta com um trabalho específico para preparar os novos talentos. Os instrutores Michel Dacar e Marcelo Moreno são os responsáveis por guiarem os jovens no início de suas trajetórias no SuperBike Brasil.
A tarefa da dupla consiste em orientar os pilotos da Junior Cup dentro e fora das pistas. Para isso, os pequenos competidores são instruídos desde a sala de aula, onde são realizados os briefings para se discutir assuntos como técnicas de pilotagem, regulamentação e organização de corridas e comportamento pessoal, até o momento em que aceleram sobre duas rodas, com atenção especial para pontos como traçado, posicionamento e velocidade.
Nesta temporada, os jovens vêm evoluindo a cada etapa. O resultado pode ser observado nas corridas, com disputas emocionantes e diversos pilotos competindo no pelotão de frente.
“Durante a temporada de 2018 tivemos o privilégio de presenciar, em diferentes autódromos, a quebra de seus respectivos recordes. Isso só prova que estamos no caminho certo no que tange a instrução dos futuros pilotos brasileiros”, avalia Michel Dacar, que trabalha como instrutor da Junior Cup desde 2016.
A capacidade de aprendizado das crianças e adolescentes também surpreende os instrutores. Mesmo os novos competidores que contam com pouca experiência nas pistas estão demonstrando evolução ao longo no ano.
“Procuro sempre fazer com que eles se sintam seguros e confiantes. Com isso a evolução deles é muito rápida e vem de forma natural. Confesso que no começo até me assustei um pouco com os resultados que estavam aparecendo logo nas primeiras etapas. Basta você falar uma só vez pra eles aprenderem. Trabalhar com criança é muito bacana, tem sido uma experiência incrível”, acrescenta Marcelo Moreno.
Moreno conta que os momentos na pista como instrutor também o auxiliam como piloto. Além de orientar os jovens da categoria, ele compete na Copa Honda CBR 500R Extreme.
“Tento aproveitar ao máximo o tempo que estou com eles na pista para pegar pontos de referência para mim. Assim, a cada entrada, eu conheço um pouco mais da pista e seus segredos”, conta o piloto e instrutor.
O momento mais gratificante para os instrutores, no entanto, é quando os pilotos da Junior Cup mostram que já estão aptos a competir em outras categorias do SuperBike Brasil. A mudança de categoria atesta o valor do trabalho inicial.
“É incrível poder acompanhar cada passo e ver o sorriso de cada criança durante este processo de aprendizado. Em geral, os pilotos que já adquiriram uma boa experiência tendem a mudar de categoria, participando assim de provas com motos de maiores cilindradas”, completa Michel.
Os jovens pilotos da Honda Junior Cup retornam às pistas no dia 11 de novembro, em Londrina (PR), para a 7ª etapa do SuperBike Brasil.