O SuperBike Brasil encerrou com sucesso as disputas da 7ª etapa da temporada, realizada em Londrina (PR), no último fim de semana. Mas as batalhas na pista não são o único motivo para comemorar: além de toda emoção das corridas, a organização do evento conseguiu garantir toda a segurança para pilotos e público presentes no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
Aos longo de quatro dias de etapa, houve um número mínimo de incidentes envolvendo os competidores. Foram registradas apenas duas ocorrências sem gravidade ao longo dos dias 8, 9, 10 e 11 de novembro. O sucesso na segurança foi alcançado devido ao esforço conjunto da organização e equipe médica para garantir todas as condições necessárias para a tranquilidade dos presentes.
Foi de fundamental importância para o sucesso na segurança da etapa todo esforço do SuperBike Brasil em conscientização dos pilotos, briefings e sinalização eficiente, além do investimento determinante para colocar barreiras de ar em pontos estratégicos do autódromo.
As ações em pista também foram acompanhadas de perto pela Pickler Team Rescue, responsável pelos atendimentos médicos na etapa de Londrina. O diretor técnico da empresa, Nilson Pickler, exaltou a importância das ações e iniciativas do SBK para garantir a integridade dos pilotos durante as corridas.
“É fundamental ter todo esse suporte de segurança. Londrina é uma pista que gera certa preocupação dos pilotos, mas deu para perceber, acima de tudo, a preocupação do SuperBike Brasil em garantir a segurança dos pilotos. Tivemos em vários pontos as barreiras de segurança e barreiras de ar visando evitar acidentes com maior gravidade. Inclusive, nesses locais aconteceram alguns incidentes, principalmente quedas com colisão contra as barreiras, e os pilotos saíram ilesos, com pequenas ou sem lesões”, avaliou Pickler.
“Tivemos apenas dois encaminhamentos para o hospital. Os pilotos foram atendidos de maneira rápida e eficiente. De maneira geral, foi uma etapa sem nenhum incidente de média e alta complexidade. Do ponto de vista médico, foi muito tranquilo, tanto em pista quanto o público que esteve presente”, completou do diretor médico.
Vale ressaltar também que a estrutura médica durante o evento contou com um carro de intervenção rápida, conhecido como medical car, quatro ambulâncias distribuídas na pista – três unidades de terapia intensiva e outra de suporte básico de vida – e diversos profissionais.
Idealizador do SuperBike Brasil, Bruno Corano ressaltou o constante esforço do evento em garantir a cada etapa um ambiente mais seguro para todos os participantes.
“A etapa que tivemos em Londrina foi disparada a que teve o melhor resultado do ano em termos de segurança, o que mostra que nossos esforços estão surtindo efeito. Além disso, mostra também que a pista, que tem fama de ser tão ameaçadora, pode ser segura com as devidas providências”, disse Corano.
Com o encerramento das atividades em Londrina, o SuperBike Brasil se prepara para o encerramento da temporada com mais um grande espetáculo dentro e fora das pistas. A 8ª etapa do SBK será realizada no dia 2 de dezembro, em Interlagos (SP).