Ano novo, desafios novos. É assim que o jovem piloto Eduardo Burr vai encarar a temporada 2019 do SuperBike Brasil. Cria da Honda Junior Cup – categoria que disputou desde 2016 -, o então numeral #8 passará a competir na Yamalube R3 Cup a partir do próximo ano.
E o motivo para a troca, planejada desde o início de 2018, é simples: o menino de 12 anos quer enfrentar novos desafios e novos pilotos. Ciente da mudança para uma moto 300cc, não falta a ele disposição mesmo durante o período de férias. Burr “mergulhou” de cabeça na nova empreitada e tem uma agenda cheia de testes até que retornem as disputas do maior campeonato de motovelocidade das Américas, em 20 de janeiro, com a Copa Pirelli e 500 milhas.
“Agora no final do ano, vou fazer dois track days para me adaptar à moto nova e algumas corridas no início do ano. Tenho treinado em pista de flat track, veloterra e kartódromos e estou sendo preparado pelo Rafael Paschoalin, meu treinador, e equipe da RP113 Riders Factory, com o Enzo Paschoalin e o Fernando Gomes. Fiquei morando uma semana com o Rafa para desmontar e montar a R3 para pista com ele, onde pude aprender a parte mecânica da moto também”, disse o garoto.
Um dos destaques da Junior Cup neste ano, Dudu, como é conhecido entre amigos e familiares, sabe que não terá vida fácil no novo grid, mas já traça metas para o primeiro semestre de 2019.
“Espero que seja divertido e difícil, pois tem muitos pilotos bons na categoria. Será uma temporada de aprendizado pois sei que não andarei na frente, preciso me acostumar com a competitividade da categoria, que é bem maior que a Junior Cup. Minha meta é andar no pelotão do meio até o final do ano”, projetou.
Ao todo, foram seis pódios e uma vitória ao longo de 2018, conquistada na etapa de encerramento da temporada do SBK Brasil, no dia 2 de dezembro, em Interlagos (SP).
Com os pés no chão, o jovem piloto prefere destacar o trabalho do treinador e da equipe ao falar do triunfo e fazer um balanço da temporada, e revelou que a troca de categoria era algo planejado há algum tempo.
“Desde o começo de 2018 eu já planejava mudar de categoria em 2019. Ter ganho a última etapa foi consequência do trabalho que foi feito durante o ano com a RP113 Riders Factory do Rafael Paschoalin, com a assistência do Enzo Paschoalin e Fernando Gomes. Eles me ajudaram muita a evoluir no lado técnico e a ganhar confiança”, finalizou.
O calendário 2019 do SBK já foi definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirelli e 500 milhas, que habitualmente servem de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos.