Não faltou emoção na temporada 2018 do SuperBike Brasil. Foram oito meses de disputas em 22 categorias e muita velocidade nos autódromos de Interlagos, Goiânia e Londrina. Ao longo da competição, pilotos e equipes protagonizaram um grande espetáculo dentro e fora das pistas. Corridas intensas, quebra de recordes e comemoração pelo bicampeonato de Eric Granado (#51) marcaram mais um ano do maior campeonato de motovelocidade das Américas.
Confira a retrospectiva do SBK 2018:
SBK começa temporada com vitória de Eric Granado em Interlagos
Embalado pelo título em 2017, Eric Granado começou a temporada com tudo. O piloto da Honda Racing Brasil manteve o domínio na principal divisão do campeonato e faturou a etapa de estreia. Ele cruzou a linha de chegada à frente de Alex Barros (#4), da Alex Barros Racing, e Maximiliano Gerardo (#41), da Kawasaki Racing Team, na primeira corrida do ano.
Granado iniciou a corrida na ponta do grid, mas passou a primeira metade da corrida vendo os rivais se alternarem na liderança. Foi somente a partir da sétima volta que Eric – que estreou nova moto naquele fim de semana – reassumiu a primeira posição e liderou até a bandeirada final.
Logo atrás, o veterano Alex Barros protagonizou grande duelo com Gerardo pela segunda posição. O “Vovô” levou a melhor sobre o uruguaio, que iniciava a sua primeira temporada na categoria principal do SuperBike Brasil.
Granado dá show com domínio e recorde na capital paulista
A 3ª etapa do SuperBike Brasil foi um verdadeiro show de pilotagem de Eric Granado. O piloto coroou um fim de semana de grande desempenho com uma vitória irrepreensível no Autódromo de Interlagos ao cruzar a linha de chegada 22s775 à frente do segundo colocado, Max Gerardo.
Antes, nos treinos classficatórios de sábado, Eric já havia se destacado ao estabelecer o novo recorde da pista ao cravar volta em 1m35s276.
A corrida também marcou o primeiro pódio de Pedro Sampaio (#28), companheiro de Eric na Honda Racing Brasil, no grid principal do SBK. Em seu primeiro ano na categoria madrinha do evento, ele superou disputa acirrada com Danilo Lewis (#17), da Tecfil Havoline Racing Team, para ficar com a terceira posição.
Imparável! Granado fatura dobradinha e crava novo recorde em Interlagos
Por conta do cancelamento da 2ª etapa do SBK em função da greve dos caminhoneiros em maio, a 4ª etapa da temporada contou com rodada dupla em Interlagos. E o que se viu, mais uma vez, foi um espetáculo de Eric Granado. O piloto da Honda Racing Brasil garantiu a dobradinha com vitória nas duas corridas do grid principal e deu novo show de pilotagem no tradicional autódromo da capital paulista.
Assim como havia ocorrido na etapa anterior, ele estabeleceu um novo recorde em Interlagos, ao completar volta em 1m35s226 no primeiro treino classificatório e superou a própria marca no circuito – que era de 1m35s276, registrada na etapa passada.
Na primeira corrida, Eric ficou com a vitória após superar Maximiliano Gerardo e Pedro Sampaio. Já na segunda disputa, o #51 garantiu o lugar mais alto do pódio ao cruzar a linha de chegada à frente de Alex Barros e Max Gerardo.
Eric Granado e Alex Barros fazem duelos emocionantes na 5ª etapa
Dois pilotos foram responsáveis por tirar o fôlego do público na 5ª etapa do SBK: Eric Granado (#51) e Alex Barros (#4). A dupla protagonizou duelos equilibrados até os últimos instantes na rodada dupla da categoria SuperBike. Um verdadeiro espetáculo dentro das pistas!
Na primeira corrida do grid principal, Alex Barros garantiu a vitória após uma manobra impressionante em cima do rival na última curva da corrida. O veterano cruzou a linha de chegada com 0s032 de vantagem para Eric Granado e ficou com o lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada – a última vitória de Barros no SuperBike havia sido em julho do ano passado, também em Interlagos.
Além disso, Alex Barros quebrou a invencibilidade de Granado no SuperBike. O piloto da Honda Racing Brasil vinha de uma incrível sequência de 11 vitórias consecutivas no grid principal do SBK – sete em 2017 e quatro em 2018. Nos classificatórios, Barros já havia surpreendido o rival ao conquistar a SuperPole da categoria.
Na segunda corrida, foi a vez de Eric Granado dar o troco em Barros e ficar com a vitória após ultrapassagem nos últimos metros antes da bandeirada. Depois de muita disputa ao longo das 12 voltas, o piloto da Honda finalizou à frente com uma diferença de apenas 0s014 e garantiu a quinta vitória em seis corridas no ano.
Pedro Sampaio completou o pódio nas duas corridas ao terminar na terceira colocação.
Lewis surpreende em Goiânia ao quebrar hegemonia de Granado e Barros
Danilo Lewis (#17) foi o grande nome da 6ª etapa do SuperBike Brasil, em Goiânia. Em um dia quente e aberto praticamente o tempo todo, ele se mostrou como surpresa quando choveu no local e a pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna ficou molhada.
Na segunda corrida da SuperBike, o piloto da Tecfil Havoline Racing Team quebrou a hegemonia de quase dois anos de Eric Granado (#51) e Alex Barros (#4) ao vencer a prova. Foi a primeira vez desde o início da temporada 2017 que um piloto diferente de Granado e Barros conquistou uma corrida válida pelo Campeonato Brasileiro do SBK. De quebra, Lewis voltou a vencer depois da terceira etapa do torneio de 2016, em 12 de junho daquele ano, quando foi vice-campeão.
Antes, Eric Granado (#51) e Alex Barros (#4) repetiram a dose da 5ª etapa e protagonizaram um duelo eletrizante na primeira corrida da SuperBike, Granado, da Honda Racing Brasil, ultrapassou o adversário perto do fim e venceu por diferença de 0s559.
Eric Granado garante bicampeonato do SBK em Londrina
A etapa de Londrina marcou o bicampeonato de Eric Granado no SuperBike Brasil. O piloto da Honda Racing Brasil cumpriu com as expectativas e mostrou todo o talento para vencer no grid principal e celebrar o segundo título na categoria principal.
Após superar Maximiliano Gerardo e Danilo Lewis em 16 voltas, Granado foi protagonista da festa em Londrina. A comemoração começou na pista, quando o piloto empinou a moto antes da bandeirada, passou pelos boxes, onde ele foi recebido com muitos aplausos pela equipe e torcedores, e se encerrou com o troféu no lugar mais alto do pódio.
A vitória coroou uma temporada de grande rendimento de Eric. Vencedor de sete das nove corridas no ano até então, o piloto da Honda Racing Brasil chegou aos 220 pontos na classificação e já não poderia mais ser superado pelos adversários na oitava e última etapa da temporada 2018 do SBK Brasil, em Interlagos.
SBK encerra temporada com dobradinha de Alex Barros
Quem esperava ver uma festa de Eric Granado na final do SuperBike Brasil acabou surpreendido em Interlagos. Alex Barros foi o grande nome da etapa de encerramento da temporada ao vencer a rodada dupla na capital paulista.
Na primeira corrida, o “Vovô” contou com toda sua experiência para superar o rival da Honda Racing Brasil nos instantes finais. No complemento da rodada dupla, os pilotos da categoria madrinha tiveram de lidar com a chuva que atingiu o circuito. Barros, de forma segura, faturou a dobradinha após a prova ter sido paralisada duas vezes: a primeira, pela chuva, e a segunda, por uma batida.
As vitórias destacaram o esforço de Alex Barros, que voltava às pistas após uma lesão no ombro e ainda enfrentou um quadro de virose no meio da semana. Já o atual bicampeão da SuperBike em 2018 não teve sorte na segunda bateria. Eric Granado apresentou problema mecânico na moto e não pôde completar a prova.