A regularidade durante toda a temporada permitiu que Rodrigo Torroglosa (#55) chegasse à última etapa do SuperBike Brasil em 2018 precisando conquistar a SuperPole para ser campeão. E foi o que fez o piloto da HG Motos Racing/Friends Car para carimbar o título da SuperStock.
“Se eu tivesse que escolher uma palavra para definir este título seria regularidade, porque eu terminei quase todas as provas no pódio, fiz quase todas as poles da categoria. Mesmo eu não sendo sempre o mais rápido da corrida, sempre estive em primeiro, segundo. Tenho que destacar também o excelente trabalho da minha equipe, que conseguiu me dar um equipamento confiável, isso foi fundamental”, afirma.
Torroglosa só não contava, porém, com um acidente na prova da 8ª etapa do SBK Brasil, em Interlagos (SP), um dia depois de confirmar o título da categoria. Após problemas mecânicos, o piloto precisou abandonar a corrida e mal pôde comemorar a conquista que coroou a temporada regular.
“(O acidente) foi com certeza um anticlímax, uma situação bem desagradável. Eu tinha acabado de conquistar o título, no sábado, com a SuperPole, então domingo era para ser só festa. Muitos amigos vieram, parentes, pessoal de São José dos Campos, minha cidade, de Araraquara. Mas são coisas do esporte, infelizmente tive um problema mecânico. Eu estava bastante conservador na corrida, só queria chegar e comemorar”, revela.
Frustrado com o acidente que lhe impediu de comemorar a conquista na SuperStock, Torroglosa passou por cirurgia e se recupera das lesões que teve principalmente no joelho e na coxa.
Ciente de que não conseguirá participar das primeiras etapas de 2019, o numeral #55 não vê a hora de voltar a fazer o que gosta – andar de moto – para, quem sabe, poder comemorar à altura um título de 1000cc no maior campeonato de motovelocidade das Américas.
“Meu campeonato de 2019 com certeza vai ser comprometido, porque eu vou ter que fazer uma recuperação longa. Mas eu espero voltar o quanto antes para tentar não perder tanto o trabalho que foi feito e para fazer o que eu gosto, que é andar de moto. E quem sabe poder comemorar o título direito dessa vez”, projeta.
O calendário 2019 do SBK já foi definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirelli, que habitualmente serve de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos.