Mais que só formar novos pilotos para a motovelocidade brasileira, a Honda Junior Cup tem por objetivo desenvolver o lado pessoal das crianças de 8 a 16 anos que passam pela categoria de formação no SuperBike Brasil – em 2019, espera-se um grid com 40 motos 160cc.
“Desde a criação, o intuito da categoria é muito mais do que formar apenas pilotos. A gente sempre coloca que queremos formar melhores pessoas. Claro, faremos de tudo para que eles se desenvolvam tecnicamente e possam se profissionalizar. Mas caso eles não levem isso para o futuro, estejam preparados para o restante da vida”, destacou Leo Tamburro, piloto do SBK e instrutor da Junior.
Para isso, a primeira categoria de motovelocidade destinada para jovens pilotos no Brasil dá uma atenção redobrada aos participantes do torneio: instrui sobre lealdade, desenvolve a competitividade e investe no suporte aos pequenos quanto aos medos e tensões.
Esses fatores, aliado com o contato com câmeras e entrevistas, principalmente pós-etapas, fazem com que os garotos sejam pessoas melhores, como aponta Tamburro.
“Tanto para uma prova da escola, quanto para uma entrevista de emprego. Saber lidar com os medos, com as emoções, concentração, disciplina. Saber falar, ser extrovertido, como sempre temos coletivas. A Junior hoje prepara as crianças para serem melhores pessoas, e não só pilotos e bons profissionais”, acrescentou.
Vale ressaltar que a Honda Junior Cup dispõe de uma série de normas para garantir a segurança dos competidores. Dentre elas, padroniza as motos e equipamentos (macacão, bota e luva), organiza e exige kit completo e checa piloto por piloto antes das entradas nas pistas para treinos e corridas.
Os jovens pilotos seguem em forte preparação para a 1ª etapa do SuperBike Brasil, no dia 24 de março, em Interlagos. Garanta seu ingresso de box e paddock e acompanhe de perto todas as emoções e corridas de mais um início de temporada do maior campeonato de motovelocidade das Américas.