Com o título da Copa Ninja 300 em aberto, pilotos adotam estratégias diferentes para colocar a mão na taça. Já na Copa Ninja 600 o campeão antecipado quer vencer mais uma para fechar a temporada em grande estilo
Depois de mais uma rodada emocionante em Londrina (PR), chegou a vez de Cascavel (PR) receber a Copa Kawasaki Ninja, que desembarca na cidade entre 11 e 13 de dezembro para a sua grande final. A competição, inserida no SuperBike Brasil, maior campeonato de motovelocidade das Américas, chega à sua reta final trazendo três excelentes pilotos com chances de título na Copa Kawasaki Ninja 300, que vai definir seu campeão nesta 8ª e última etapa. Já na Copa Kawasaki Ninja 600, Diego Viveiros garantiu o título de forma antecipada ao vencer em Londrina e quer vencer mais uma para encerrar o ano de forma invicta.
Niko Ramos (#822), Victor Perrucho (#226) e Indiana Muñoz (#199) aparecem como fortes candidatos ao título da Ninja 300, classe que presenteou os amantes da velocidade com grandes disputas em todas as suas etapas. Por onde passou, foi o grande destaque do campeonato na temporada, tendo sempre grids expressivos de mais de 30 motos por etapa. Ocupando a primeira, segunda e terceira posições, respectivamente, os pilotos acumulam 203, 197 e 187 pontos e, com duas corridas previstas para a etapa derradeira, eles pretendem usar suas melhores estratégias para levantar o troféu de campeão.
Para o atual líder, a estratégia para a final é não depender dos resultados dos adversários. Niko assumiu a ponta na etapa de Londrina. “Sabendo que é uma tarefa difícil, trabalharemos bastante para vencer as duas corridas e levar o título! Conhecendo e gostando do circuito de Cascavel, sei que é uma pista extremamente difícil e desafiadora, de alta e com poucas frenagens fortes, sendo assim, estou em uma situação oposta a que enfrentei em Londrina, na qual todos meus adversários conheciam o circuito e eu não, a partir disso, com certeza farei bom uso dessa pequena vantagem”, analisou.
Perrucho chegou a sétima etapa líder, mas caiu na segunda corrida, perdendo a posição no ranking para Niko. A diferença entre eles é de seis pontos. “Com duas corridas para o final, a estratégia é render o máximo possível na pista. Treinar no circuito com minha Kawasaki Ninja 300 para encarar mais este desafio e conseguir boas posições nos grids de largada. A estratégia, na verdade, nem é uma estratégia: é dar o meu melhor para buscar este título!”, revelou.
Pela Copa Kawasaki Ninja 300 Light, Fernando Santos (#234) também já é campeão antecipado, com 277 pontos. Ele não poderá mais ser alcançado por Ricardo Castilho (#71), com 180, segundo no ranking, e Ricardo de Barros (#89) com 144 pontos, em terceiro lugar no ranking.
Com seu campeão já definido, a Copa Kawasaki Ninja 600 chega ao Autódromo Internacional de Cascavel – Zilmar Beux – com Diego Viveiros (#23) querendo encerrar a temporada com chave de ouro. Ele venceu as sete corridas com seis poles e não vai dar moleza para seus adversários. Mesmo tendo conquistado o título com uma rodada de antecipação, quer vencer a prova para terminar o ano com vitória em todas as etapas disputadas. “Nunca tive a oportunidade de acelerar em Cascavel, então será mais um desafio. Já estou estudando a pista para poder vencer e concluir o campeonato com 100% de aproveitamento. Minha temporada foi perfeita, não poderia ter sido melhor: venci todas as etapas que disputei, fiz seis poles positions, conheci novos autódromos e estou cada vez melhor preparado.”
Completam os três primeiros o vice-líder da classe Jefferson Valcézia (#99), com 131 pontos, e Luís Ferraz (#13), com 127. Valcézia, com um segundo lugar, e Ferraz, que não completou a sétima etapa, trocaram de posição no ranking. Perseguindo a segunda colocação final na temporada, Valcézia conta que a temporada de 2015 lhe trouxe muita sabedoria e aprendizado. “Aprendi muito no sentido de pilotagem e rivalidade, evolui e acredito que meus colegas também. Minha estratégia para esta grande final é usar muito a cabeça, já que estou na vice-liderança e quero confirmar o resultado após a corrida final. Calma e paciência certamente serão a estratégia perfeita para um bom resultado.”
Na categoria Ninja 600 Master Edvaldo Martinati (#113) é também campeão antecipado, com 155 pontos, seguido por Marcelo Kitadai (#36) com 88 pontos e Hovanes Emin (#2), em terceiro, com 22 pontos.
SERVIÇO: 8ª etapa SuperBike Brasil – Cascavel (PR)
Dias 11 e 12 de dezembro – Treinos Livres e Classificatórios
Dia 13 de dezembro – Corridas das oito categorias do Campeonato
Autódromo Internacional de Cascavel – Zilmar Beux | Rodovia BR-369, sem número, Morumbi, Cascavel
Ingressos: Bilheterias do Autódromo e também pela internet: http://www.ticketfacil.com.br/SuperBike-8-Etapa-Cascavel
Informações Adicionais: Tel.: 11 5524-5684 ou info@SuperBike.com.br
Acesse SuperBike.com.br
Assista no YouTube YouTube.com/SuperBikeBrasil
Curta no Facebook Facebook.com/SuperBikeOficial
Siga no Instagram Instagram.com/SuperBikeBrasil
Compartilhe no Twitter Twitter.com/SuperBikeBrasil