As cinco primeiras etapas da temporada 2016 do SuperBike Brasil serão disputadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e por isso trouxemos algumas informações interessantes sobre o circuito. Convidamos o piloto Alex Schultz (#22), da equipe Dynels Racing Team, três vezes vice-campeão pela categoria SuperSport, para indicar algumas características que marcam o modo de pilotagem na pista de 4.309 metros divididos em 15 curvas e duas grandes retas. Veja abaixo:
Velocidade máxima…
‘Na categoria SuperSport, com motos de 600 cilindradas, temos a velocidade máxima na reta principal dos boxes. Ela atinge a máxima perto dos 250 km/h, velocidade real de GPS na linha de chegada.’
Maior frenagem…
‘Seguido dessa maior velocidade na reta principal dos boxes vem a maior frenagem. De 6ª marcha reduzimos quatro em sequência rápida e freando o máximo possível sem perder a frente em pouco mais de 100 metros para entrar na primeira perna do “S” do Senna em 2ª marcha a aproximadamente 90 km/h. Essa redução de mais de 160km/h em 100 metros é a maior força G também no autódromo.’
Ponto ideal para ultrapassagens…
‘As duas retas de Interlagos (reta dos boxes e reta oposta) são os pontos ideias de ultrapassagens devido ao longo tempo de aceleração máxima da moto e também por ser possível ocupar o vácuo do adversário à frente e ainda usá-lo como referência para o ponto de frenagem.’
Atenção redobrada…
‘Interlagos é uma pista muito técnica e alguns trechos exigem bastante do piloto para ele não acabar indo ao chão! Uma má transição daprimeira para segunda perna do “S” ou uma aceleração adiantada nesse trecho podem ser o suficiente para uma queda. E no caso de o piloto fazer esse trecho com muita cautela e for lento, a diferença do tempo total da volta será muito grande.’
Trecho favorito da pista…
‘O Laranjinha é uma curva famosa por ser muito técnica, com duplo apex e ainda cega. Ela é longa e muito desafiadora e acredito ser um lugar onde vem bastante tempo. Ali vai além de técnica, coragem! Soma-se ainda o fator de ser uma curva de alta e para a direita, onde a maioria dos pilotos tem dificuldade em executar tão bem quanto as curvas para a esquerda.’
O recorde de Alex Schultz no Autódromo de Interlagos é de 1m42s119, alcançado na 12ª e última volta da 4ª etapa do SuperBike Brasil em 2015. Schultz terminou a corrida em terceiro lugar, a menos de meio segundo do vencedor, Luiz Cerciari (#3), da equipe Cerciari Racing School.