‘A cada treino procurei evoluir e testar novas técnicas’, destaca o estreante Arthur Costa
O ano começou incrível para Arthur Costa (#99), da equipe Alemão Pneus. O piloto de 24 anos marcou sua estreia na motovelocidade, andou pela primeira vez em um autódromo e já subiu ao lugar mais alto do pódio.
Com vasta bagagem no mundo do MotoCross e Supermoto, Arthur partiu para uma experiência totalmente nova. Deixou um pouco de lado as já experimentadas pistas de terra e mistas para acelerar fundo no asfalto. E já em sua primeira corrida, brilhou. Arthur Costa participou das duas etapas da Copa Pirelli deste ano e faturou dois segundos lugares na categoria Copa Honda CBR 500R.
O bom desempenho na pré-temporada do SuperBike Brasil abriu caminho para a disputa da 1ª etapa da competição, realizada no Autódromo de Interlagos, no dia 10 de abril. A cada treino, o piloto, que ainda buscava se familiarizar com as curvas da pista, fechava voltas mais rápidas. No consolidado das sessões livres ficou com a quarta posição, com a volta de 1m57s333. Nos treinos classificatórios, fechou 1m56s844 e garantiu o quinto lugar no grid de largada. Mesmo saindo um pouco atrás dos ponteiros, Arthur Costa, em sua terceira corrida oficial na carreira, ultrapassou pilotos mais experientes e segurou a liderança até cruzar a linha de chegada em primeiro. Confira abaixo uma entrevista com o piloto:
Como foi a decisão de disputar a Copa Honda CBR500R neste ano e como foi sua preparação para o campeonato?
“Eu ainda criança iniciei no Motocross. Alguns anos depois na categoria dois tempos e no ano seguinte parti para as competições na categoria Supermoto. Até que recebi o convite do Gregory Douglas Ross, da equipe Alemão Pneus, para disputar o SuperBike Brasil. Fiquei muito feliz. Sabia que as dificuldades seriam grandes, pois não tinha experiência alguma em autódromos. Então foquei e me dediquei ainda mais em ter uma alimentação saudável. Foquei nos treinos de bike e na musculação para adquirir resistência”.
Na Copa Pirelli, pré-temporada para o SBK Brasil, dois segundos lugares consecutivos. Você ficou satisfeito com os resultados na pista?
“Na pré-temporada fiquei muito feliz com meu resultado, pois foi minha estreia em um autódromo. Até o momento eu só havia participado de competições em kartódromos. E conseguir a segunda colocação foi uma grande conquista, pois Interlagos é uma pista muito técnica. Utilizei cada treino classificatório para desenvolver gradativamente minha pilotagem, mas ainda tenho muito a aprender. Acredito sim que tive bons resultados”.
Nesta primeira etapa do SuperBike Brasil, você começou com a 4ª melhor volta nos treinos livres, fez o quinto tempo nos classificatórios e na corrida conseguiu a vitória em prova bastante disputada. Como você avalia seu desempenho na etapa?
“A cada treino procurei evoluir e testar novas técnicas. Fiquei com a quinta posição no grid e consegui fazer uma boa largada. Esta foi uma prova muito disputada, pois estávamos em um pelotão de cinco pilotos disputando o primeiro lugar. Foi bem difícil. Os pilotos são muito bons. Meu desempenho superou minhas expectativas. Acredito que posso evoluir muito mais e assim conseguir bons resultados para as próximas etapas”.
Você esperava a vitória?
“Vencer, principalmente no Autódromo de Interlagos, é a concretização de um sonho que sempre lutei para conquistar. Por trás de uma vitória tem um grande trabalho, não só meu, mas sim de toda a equipe que sempre me disponibiliza um bom equipamento e, principalmente, apoio em cada resultado que conquisto”.
Esta corrida serve como parâmetro para o campeonato? Qual sua previsão e objetivos para o ano?
“Eu sei que será muito difícil, pois os demais pilotos são muito bons. A cada etapa estou aprendendo muitas coisas. Espero continuar evoluindo. Eu irei me dedicar muito e desejo ter bons resultados ao longo do campeonato”.
Veja no YouTube a entrevista com Arthur Costa após a corrida na 1ª etapa: https://youtu.be/3HJSOGzJyuI