Jovem revelação do SuperBike Brasil ganha destaque em competição internacional
O SuperBike Brasil, o maior campeonato de motovelocidade das Américas, tem se empenhado ao longo dos últimos anos para revelar novos talentos no esporte a motor com intuito de elevar a qualidade e ampliar a relevância do país no cenário internacional – e quem sabe alcançar o sonho de ter um campeão mundial brasileiro num futuro nem tão distante.
Este trabalho vem aos poucos se concretizando e ganhando dimensão. Um bom exemplo de sucesso é o caso da jovem revelação Renzo Bianchesi Ferreira. Em 2014, o piloto campineiro disputou pela primeira vez a Honda Junior Cup, categoria-escola destinada a instruir e formar novos talentos. Das oito etapas da temporada, Renzo acabou vencendo duas e sagrou-se campeão com uma larga vantagem sobre os adversários.
No ano seguinte, em 2015, subiu um degrau e decidiu participar da categoria Copa Honda CBR 500R, com motos mais robustas de 500 cilindradas. Já de início, mostrou que tinha habilidade de sobra e impôs seu ritmo intenso nas corridas. Até o meio da temporada, Renzo vinha como um dos favoritos ao título. Contudo, uma série de incidentes e lesões o tiraram das últimas três etapas e acabou assim ficando apenas com a quarta posição no ranking geral do campeonato.
Passados os contratempos, a carreira do piloto voltou a deslanchar em 2016. Renzo venceu as duas etapas da Copa Pirelli, realizadas no Autódromo de Interlagos em fevereiro e março deste ano, e em seguida partiu para novos desafios rumo ao estrangeiro. A jovem revelação, que já havia feito história ao ser o primeiro piloto brasileiro convidado a participar da seletiva da Red Bull MotoGP Rookies Cup, mudou-se para os Estados Unidos e deu início à sua carreira internacional. Renzo foi aceito pela equipe Team Rabid Transit, e com o numeral #130 iniciou a disputa da MotoAmerica – importante campeonato norte-americano de motovelocidade – pela categoria KTM RC390 Cup.
Na primeira participação, no Autódromo Road Atlanta, Renzo marcou sua estreia com um 11º lugar – o que poderia ter sido ainda melhor segundo sua própria avaliação. Após receber elogios da revista americana Road Racing World, Renzo declarou, através de sua conta oficial do Facebook, ‘estar muito feliz com os resultados alcançados, isso sem nunca ter pisado na moto’ e nem conhecer a pista’.
“Larguei em vigésimo depois de uma penalização sem sentido. Na segunda volta já estava em décimo segundo. Consegui ficar em sétimo e quando estava para pegar a sexta posição, o piloto à minha frente caiu, mas consegui me livrar para não bater na moto dele e acabei terminando em décimo primeiro”, publicou o piloto.