- Supersport 400 tem final emocionante; conhece os vencedores da categoria
- Edson Bueno finaliza o ano com título e domínio na SBK Light; Felipe Comerlatto e Alex Soares foram campeões nas categorias Master e Rookie
- Léo Tamburro celebra título na SuperSport 600 e surpreende ao falar sobre o futuro: “queria me despedir com chave de ouro”
- Eric Granado conquista pentacampeonato inédito na principal categoria do SuperBike Brasil
- Em final emocionante, Renan Fui garante o título da Suhai 400 Cup; confira os vencedores das subcategorias
- Campeão antecipado, Gui Foguetinho vence última corrida da temporada
- Alex Oliveira, da Pioneiro Motonil, conquista primeira vitória na temporada
- Campeão: Edson Bueno vence e conquista o título da categoria Light em 2024
O Maior Campeonato de Motovelocidade das Américas
Um evento coberto por estrelas
As maiores montadoras do mundo escolhem participar do SuperBike Brasil, já que essa é a oportunidade de conhecer pilotos do mais alto padrão e acompanhar manobras, acelerações e passagens que deixam todo mundo arrepiado.
Honda, BMW, entre outras, marcam presença em todas as nossas etapas e garantem a emoção dentro e fora das pistas. Tudo isso, abraçadas por um time de pilotos que dispensa apresentações: Eric Granado, Gui Brito e João Carneiro da equipe Honda Racing, Meikon Kawakami da Pioneiro Motonil Motors, Ton Kawakami da RacerX, Felipe Macan da JD 43 HPA Racing e Felipe Gonçalves da renomada TEXX PSBK.
Além disso, outros nomes fortes do cenário nacional e internacional já passaram ou começaram no SuperBike Brasil: Leo Tamburo da equipe JD 43 HPA Racing, Maxi Gerardo da BMW Motorrad, Diego Pierluigi da JC Racing, Pedro Sampaio, colega de equipe de Eric, Danilo Lewis da Tecfil Racing Team, e muitos outros!
Vivendo a emoção de perto
Um evento de excelência, o SuperBike Brasil leva fãs, entusiastas, iniciantes e especialistas, celebridades, famílias em suas multidões durante todos os circuitos e etapas. Com isso, recordes de espectadores e de tempos são quebrados a cada volta.
A fórmula do sucesso? Muita adrenalina, pilotos capacitados, ultrapassagens de tirar o fôlego, manobras alucinantes, quedas cinematográficas e uma estrutura profissional e segura para todos que frequentam o evento.
Os acessos podem ser feitos em arquibancadas cobertas e gratuitas, que dão acesso à uma visão privilegiada dos boxes e grids, onde é possível acompanhar cada bandeirada.
Aqueles que querem viver a experiência mais de perto, podem optar pelos ingressos do Paddock, que garante total acesso aos boxes, atrações por todo o evento, além de interação no paddock e paddock winner sem restrições.
As categorias do evento
O SuperBike é um evento de motovelocidade para todos os gostos e, por isso, apresenta 9 categorias que são divididas seguindo alguns critérios como idade ou tipo de moto. Além disso, cada categoria pode apresentar subcategorias que tornam as pistas ainda mais inclusivas e permitem que mais pilotos possam acelerar com a gente.
A principal categoria é a SuperBike, que remete às motos de 1000cc – as mais potentes e modernas no que diz respeito à sua fabricação – separada entre as categorias Pro e Evo. Também é possível aproveitar outras modalidades, como:
- SuperBike Light – que apresenta também as subcategorias Master e Sênior;
- SuperSport 600 – com também contém as subcategorias Pro, Evo e Light;
- Copa Honda CBR 650R – que apresenta também as subcategorias Pro, Light e Master;
- Suhai 400 Cup – que apresenta as subcategorias Pro, Light Master e 300cc;
- SuperBike Rookie;
- Supersport 400 Escola - que apresenta as subcategorias 300cc, 400cc e Ladies Cup (categoria exclusivamente feminina).
Onde acompanhar o SuperBike?
O campeonato circula por diferentes regiões do país, mas a principal pista que recebe as principais aceleradas do evento é São Paulo, sendo o Autódromo de Interlagos a nossa casa quase que mensalmente.
Para saber mais, consulte nosso Calendário Oficial e programe-se.
No dia do evento
Não conseguiu ir? Veja ao vivo!
Conheça as motos
Todas as motos que pilotam no SuperBike Brasil como as usadas no Mundial de SuperBikes, o WSBK, por exemplo. Portanto, são veículos de índice extremo de profissionalismo.
Categorias como a MotoGP, são formadas por equipes que utilizam motos protótipos, ou seja, motos que não existem à venda. Enquanto isso, o SuperBike Brasil utiliza motos que são fabricadas em série, exatamente as mesmas motos que saem da fábrica e vão para as lojas. Ou seja, são as mesmas motos que são vistas nas ruas ou que muitos podem ter na garagem de casa. Contudo, as motos de corrida recebem ainda mais potência e aumentam a sua já impressionante performance.
É por esse e outros motivos que os Campeonatos de SuperBike no mundo crescem! Afinal, é muito mais divertido ver a mesma moto que muitos têm na rua, correndo a 300km no Autódromo com manobras e pegas de tirar o fôlego.
Saindo das ruas para as pistas
Com a explosão do número de vendas de motos de alta cilindrada, as ruas foram invadidas por apaixonados por motos e pilotagem, que gostam de andar em alta velocidade e podem acabar não pilotando da maneira mais segura. Visto que o lugar correto para acelerar é dentro da pista, o SuperBike Brasil estabeleceu uma parceria com a melhor escola de pilotagem do Brasil, a MotoSchool, e criou categorias para amadores poderem ter a experiência de correr de forma segura, dentro de autódromos e com orientação.
O resultado hoje é a existência de várias categorias apenas para esse público e que atendem a diferentes propósitos e bolsos.
Gostou dessa informação? Quer saber mais como se inscrever, quais tipos de moto participam? Entre em contato e informe-se.
APM – Associação dos Pilotos da Motovelocidade
O SuperBike Brasil é um evento/campeonato da APM – Associação dos Pilotos da Motovelocidade.