Somente algo muito bem planejado é capaz de durar uma década. Aliás, com dez anos de muito sucesso e bons frutos. É assim que a Honda Jr. Cup, a categoria de base que mais revela pilotos no cenário nacional, se encaminha para seu décimo ano: formando e educando pilotos, com excelente estrutura.
Segundo o idealizador do SuperBike Brasil e da própria Honda Jr. Cup, Bruno Corano, a categoria vem cumprindo seu devido papel. “É um sentimento de satisfação muito grande, ver que absolutamente todos os pilotos jovens, talentosos, brasileiros em atividade no Brasil saíram da Honda Jr. Cup. Com isso, percebemos que a categoria cumpriu e vem cumprindo seu papel ao longo destes dez anos, temos certeza de que com o passar dos anos, um número cada vez maior de talentos será produzido”, afirma Corano.
Até o momento, a categoria já formou mais de 50 pilotos, sendo que, destes, 48 migraram para outra categoria. Logo em seu primeiro ano, em 2013, dez pilotos participaram da temporada. Em 2014, ano que inclusive foi realizada a primeira seletiva no campo de provas da Pirelli, o número aumentou para 17. Em 2016, foi o ano em que a categoria mais contou com inscritos, sendo 31 no total. Ao todo, sete jovens já tiveram a oportunidade de conquistar o título de campeão, sendo Lucas Torres o primeiro, seguido por, Renzo Ferreira, Gabriel Favero, Bruno Gonzales, Leopoldo Manella, Caique Lanna, João Teixeira (sendo este, o maior campeão da categoria, com dois títulos) e Guilherme Foguetinho.
Para o primeiro campeão da categoria, Lucas Torres, a formação que este projeto decenário o proporcionou foi fundamental. “A Honda Jr. Cup foi muito importante na minha vida. Creio que hoje, sem não fosse ela, não estaria participando de nenhum campeonato, foi o que me deu abertura para a motovelocidade, onde tive dedicação e empenho, para poder estar sempre na ponta, com bom traçado e bom posicionamento na pista. Foi muito emocionando vencer, tanto para mim quanto para minha família, primeiro ano na motovelocidade, nunca tinha competido em lugar nenhum e já fui campeão brasileiro e paulista, foi incrível”, diz Torres.
A categoria continua seguindo uma base evolutiva a cada ano, cheia de inovações. Em 2021 a Honda Jr. Cup se reinventou novamente, trazendo revitalização total do projeto, com motos atualizadas, nova estrutura de box e macacões personalizados da 2MT.