A influência dos pais sob seus filhos pode afetá-los positivamente ou negativamente. Seja em qualquer esfera da vida, essa influência pode ser fundamental e determinante para se alcançar resultados. Claramente, entre a família Paschoalin essa influência é positiva. Filho de Vail Paschoalin, renomado piloto brasileiro, Rafael Paschoalin também alcançou grandes feitos na carreira, nacionais e internacionais, além de estar desempenhando performances cada vez melhores no Maior das Américas. Em conversa com o Portal SBK, Vail falou sobre a importância de não pressionar os filhos por resultados e sobre a diferença entre gerações.
“Ser pai de piloto e trabalhar com as crianças, ao lado dos pais delas, vejo os erros que os pais cometem”.
Depois de uma bela atuação na sexta etapa, que aconteceu no Autódromo de Interlagos, no último domingo (28), Rafa fez um post em sua rede social no qual revelou uma particularidade familiar. “O sentimento mais louco vem quando meu pai @paschoalin13 vem me dar boa sorte nos momentos finais antes da largada, sempre dá vontade de chorar, pois no fundo todos sabem dos riscos, mas a vontade de provar a nós mesmos o tamanho do nosso potencial supera tudo isso. É por isso que estamos nas corridas, mais do que um esporte, um verdadeiro estilo de vida”, escreveu em sua publicação.
Segundo Vail, o desejo de boa sorte momentos antes da corrida vem sem nenhum tipo de cobrança. Inclusive, tal cobrança não vem nem após o término da prova. “Não cobro resultados. Pelo contrário, acho que consigo passar para ele uma tranquilidade, uma confiança. Acho que o que me ajuda muito com a relação pai x filho e chefe de equipe, tendo sido piloto também, é justamente por trabalhar com crianças. Ser pai de piloto, ter sido piloto e trabalho com os pilotos pequenos. Então isso, acredito que ajuda na convivência e neste trabalho”, explica.